Pesquisa mostra que pessoas trans saem menos de casa por medo de serem agredidas

Enviado por / FontePor Jornal Hoje, no G1

A pesquisa do Instituto Locomotiva é inédita e também mostra que nove em cada 10 temem sofrer algum tipo de agressão ou assédio em deslocamentos.

Uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva revela que pessoas trans saem menos de casa do que as pessoas cisgênero – que se se identificam com o sexo biológico – por medo de serem agredidas. O estudo também mostra que nove em cada 10 temem sofrer algum tipo de agressão ou assédio em deslocamentos. Quatro em cada 10 trans já foram vítimas de transfobia só por andar pela cidade.

O que todos esses dados indicam é que, para elas, a casa é o único lugar onde se sentem seguras. Esse isolamento causado pelo medo atrapalha o trabalho, o cuidado com a saúde, o lazer e, principalmente, fere um direito fundamental: o de ir e vir.

“É o direito de ir e vir consagrado na Constituição Brasileira. Direito cada vez mais difícil de ser alcançado pelos brasileiros e pelas brasileiras trans. São pessoas que saem menos para trabalhar, visitam menos as suas famílias e têm menos atividades de lazer, com medo de serem agredidos na rua”, diz Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

“Com certeza vai ter algum olhar depreciativo, alguma palavra depreciativa para a gente. Os comércios olham feio para a gente. Olham assustados, entendeu? Como se a gente não fosse de boa índole por ser trans”, lamenta Larissa Nascimento, pintora automotiva.

Este domingo (29) é o Dia Nacional da Visibilidade Trans – uma data que reafirma a importância da luta pela garantia dos direitos de homens e mulheres transexuais.

Uma pessoa trans pode descobrir ainda criança que não se reconhece no corpo que vê no espelho. E, mesmo depois da transição, ainda espera para ser vista como é.

“Teve um rapaz que começou a me encarar, encarar de uma forma ruim e, do nada, eu estava um pouco afastado da faixa amarela, eu só senti ele me empurrando, sabe? (…) Sorte que outras pessoas vieram e afastaram ele e me tiraram”, relembra Rihanna Borges.

+ sobre o tema

Homens Negros e suas sexualidades: A saída de Lucas Penteado do BBB

Hoje eu vim falar sobre BBB. E eu sei...

Erica Malunguinho tem ação decisiva para apoio institucional da USP aos estudantes trans

A deputada Erica Malunguinho teve papel importante na abertura de diálogo...

LGBTfobia na política pode se agravar em 2022

O clima de hostilidade, ataques e ameaças a políticos...

para lembrar

Precisamos ouvir histórias de aborto

Débora Diniz fala sobre sua experiência na campanha ‘Eu...

Garoto de 8 anos ganha aula de maquiagem de presente de natal

Ethan, fã da drag queen Jefree Star, ganhou de...

Rapaz trabalha como diarista há 7 anos no ES e diz que não se importa com preconceito

Para psicóloga e consultora de carreiras, o mercado de...
spot_imgspot_img

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia Federal prendeu neste domingo (24) três suspeitos de...

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como mandantes do atentado contra Marielle Franco, em março de 2018, no qual também morreu o motorista Anderson...

A cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência

No ano de 2023, ao menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas. Os dados referem-se a oito dos nove...
-+=