Petistas do movimento negro saúdam Joaquim Barbosa

Petistas militantes do movimento negro saudaram nesta quinta-feira a posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), apesar da condenação de correligionários, como o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino, no julgamento do mensalão. Eles disseram que eventuais críticas à atuação de Joaquim na relatoria do julgamento não ofuscam o simbolismo do primeiro negro à frente da mais alta Corte de Justiça do país. São duas coisas distintas, afirmaram.

Veja também:
Simbolismo de posse de Barbosa não pode ser negado, diz Luiza Bairros
Barbosa é ‘paradigma de honradez’, e STF não é ‘titular da verdade’, diz Fux
Joaquim Barbosa diz que há ‘grande déficit de Justiça’ entre os brasileiros

— Ninguém está isento de críticas. Não é pelo fato de ele ser negro que não vai ser criticado, e isso não tira o mérito dele. Ele não está ali para representar só a raça negra, mas o país. A posse de Joaquim Barbosa é um momento importante da democracia brasileira, e o PT sempre lutou por isso — afirmou a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).
Pela manhã, no plenário da Câmara dos Deputados, Benedita fez questão de registrar em discurso a posse de Joaquim, mesmo tendo participado, no dia anterior, de almoço de apoio a a Dirceu, promovido por deputados petistas. A deputada fez questão de dizer que a posse de Joaquim só foi possível por causa do ex-presidente Lula:
— Hoje toma posse o primeiro negro no Supremo, Joaquim Barbosa. Não poderia deixar de saudá-lo nesta semana da consciência negra e dizer que tudo foi possível porque tivemos um homem na Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que, por decisão política, pode entender que se não fosse naquele momento não seria em um outro, com tudo aquilo que nós já conhecemos de Joaquim Barbosa por sua competência.
“Temos que separar as coisas”
Assim como Benedita, o deputado Edson Santos (PT-RJ), ex-ministro da Igualdade Racial, fez questão de ressaltar o papel do ex-presidente Lula, que indicou Barbosa para o Supremo. Sobre o julgamento do mensalão e as críticas de petistas ao relatório do ministro, disse que é preciso separar as coisas:
— Temos que separar as coisas, valorizar a presença dele e esse importante momento da História do Brasil (a posse), independente de qualquer coisa, se não a gente acaba se perdendo — afirmou Santos, que é próximo de Dirceu.
Na chegada para a posse no Supremo, a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros destacou a trajetória do novo presidente do Supremo:
— É uma trajetória vitoriosa que demostra o reconhecimento da luta do ministro Joaquim Barbosa e demonstra também que a inclusão é possível e desejável.

Fonte: Globo

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Número de mulheres eleitas prefeitas no 1º turno aumenta 31,5% no país

Candidatas alcançaram posto em 663 cidades, mas apenas uma...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Mano Brown e Iceblue gravam com Fernando Haddad

por Walber Silva O candidato a prefeitura de São...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=