Petrolina realizará 1° Festival Ana das Carrancas em celebração à cultura afrodescendente

 

Culinária, vestimentas, rituais religiosos, penteados, arte, música e costumes da cultura afrodescendente. Estes são alguns dos elementos que serão amplamente explorados no 1° Festival multicultural “Ana das Carrancas – Cultura Afro”, que será realizado na cidade de Petrolina. O lançamento do evento acontece nesta segunda(18), às 10h, no gabinete da prefeitura municipal.

indicepa

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, com recursos provenientes da Fundação Palmares, entidade de defesa e promoção da cultura afro brasileira. As Secretarias de Cultura, Desenvolvimento Econômico e Eventos, e Secretaria de Turismo estão à frente da organização do festival.

imageslo

Dentre as dinâmicas propostas, estão a realização de oficinas, exposições, palestras, apresentações artísticas – como teatro, dança – e shows musicais.

A representante da Fundação Palmares, Deyse Felipe, é uma das idealizadoras do projeto e participa pela segunda vez da coordenação do evento desta temática. O primeiro foi realizado no final do ano passado, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina.

Satisfeita com os resultados do festival no sudeste, Deyse se mostra bastante otimista para a ação em Petrolina. “A cultura aqui é muito rica e repleta de particularidades. As entidades vão ser envolvidas na construção do projeto para que elas se identifiquem no festival. Desta forma vamos discutir o tema com seriedade, mostrando o que a cultura afro tem de mais bonito”, defende Deyse.

A secretária de Cultura, Esmelinda Amorim, destaca que o festival é um instrumento necessário de resgate e difusão da cultura afro de Petrolina. “Precisamos tomar consciência da nossa herança cultural africana. Estes dois dias de festival, na minha avaliação, serão como aulas de vivência e convivência com a cultura afro, que será trabalhada de maneira localizada”, reforça.

 

 

Fonte: Blog da Josélia 

+ sobre o tema

Enem 2024: quase 10 mil inscritos têm mais de 60 anos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024...

Unilever cria a Escola de Marketing Antirracista para acelerar o impacto na diversidade 

Promover uma transformação significativa nas práticas internas da empresa,...

Como usar as notas do Enem para entrar em faculdades no exterior

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado em...

Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame

Os participantes que faltaram ao primeiro dia de provas...

para lembrar

A constituição das identidades de gênero no espaço escolar com os perpasses do discurso religioso

Na pós-modernidade, as releituras incessantes na academia de estudiosos(as),...

Professor do Estado denuncia fraudes em escola e é preso na frente dos alunos

Irregularidades de A a Z no Colegiado Escolar do...

Governo de Minas realiza curso para países africanos de língua portuguesa

O governo de Minas e a Secretaria de Ciência,...

Professor que passar em prova ganhará mais

Projeto aprovado ontem prevê reajuste extra de 25% aos...
spot_imgspot_img

Serrapilheira lança dois novos editais de R$ 8,4 milhões para apoio a jovens cientistas

O Instituto Serrapilheira lança nesta sexta-feira (29) duas novas chamadas públicas de apoio a jovens cientistas do Brasil. O investimento dos editais totaliza R$ 8,4 milhões, a...

Enem 2024: quase 10 mil inscritos têm mais de 60 anos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 tem 9.950 participantes maiores de 60 anos, o que representa 0,23% do total de 4.325.960...

Unilever cria a Escola de Marketing Antirracista para acelerar o impacto na diversidade 

Promover uma transformação significativa nas práticas internas da empresa, com ações cada vez mais afirmativas, ao mesmo tempo em que busca impactar de forma...
-+=