PF volta a rejeitar “black power” em foto de passaporte

Após mais um caso de pessoa com cabelo “black power” enfrentando dificuldade para tirar passaporte, a jornalista baiana Lília de Souza, que enfrentou o mesmo problema em Salvador, divulgou, na madrugada deste sábado, 9, a foto do seu documento com o cabelo preso para se adequar ao sistema da Polícia Federal.

Lília denunciou o constrangimento no Facebook depois que não conseguiu renovar o passaporte com o seu visual “black power”.

Ela contou que foi informada por policiais federais que o sistema de emissão de passaporte não aceitava o seu “tipo” de cabelo. Após várias tentativas frustadas, Lília precisou prender o cabelo com borrachas de dinheiro para conseguir tirar o documento.

A história foi noticiada por A TARDE e ganhou repercussão nacional. Logo depois, a Polícia Federal argumentou que utiliza um padrão da Organização da Aviação Civil Internacional para emitir o documento. O órgão alegou também que a foto precisa ser refeita em diversas situações, como cabelo na frente dos olhos, volumosos, olhos fechados, presença de adornos e ombros ou orelhas que não estajam visíveis.

Um mês após a denúncia da baiana, a atriz e promoter Mônica Assis, conhecida como Nêga, enfrentou o mesmo problema. Ela, que também tem cabelo “black power”, repetiu a foto três vezes para tentar tirar o documento no posto da PF do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. Para se adequar ao sistema da PF, Nêga também foi obrigada a prender o cabelo.

 

Fonte: Portal A Tarde

+ sobre o tema

Epistemologias periféricas

Compartilho neste texto, a releitura que fiz dos livros...

Racismo, preconceito e ameaças de morte viram rotina em universidades públicas de São Paulo

Três ofensas graves foram registradas em um mês; especialista...

Conferência nacional discute igualdade dos povos

- Fonte: Gazeta Web- Thinkstock/Getty Images Evento foi construído com...

Preta Gil vai processar Jair Bolsonaro por declaração na TV

  O deputado Jair Bolsonaro acaba de ganhar...

para lembrar

Racismo, cultura e cidadania

Por: Zulu Araújo   No início do mês de março o...

Escrito em Nego

Quando buscaram os Negros na África, trazendo-os como bichos amontoados...

Nei Lopes – Retratos do Brasil Negro

Poeta, compositor, sambista, pesquisador e escritor, Nei Lopes é...

‘O Beto podia ter sido eu’: clientes relatam tensão e agressões em lojas

A divulgação das imagens que mostram João Alberto Silveira Freitas...
spot_imgspot_img

A natureza se impõe

Mundo afora, sobram sinais — de preocupantes a desesperadores — de fenômenos climáticos. Durante a semana, brasileiras e brasileiros em largas porções do território,...

Criminalização e Resistência: Carla Akotirene e Cidinha da Silva discutem racismo institucional no Sesc 24 de Maio 

No dia 16 de outubro, quarta-feira, às 19h, o Sesc 24 de Maio promove o bate-papo Criminalização, encarceramento em massa e resistência ao punitivismo...

Violência política mais que dobra na eleição de 2024

Foi surpreendente a votação obtida em São Paulo por um candidato a prefeito que explicitou a violência física em debates televisionados. Provocações que resultaram...
-+=