Piauí: MP proíbe capela em órgãos públicos

Governo, prefeitura e entidades assinarão termo de ajustamento de conduta.

 

O Ministério Público Estadual determinou a retirada de imagens de santos e o fechamento das capelas de todos os órgãos públicos do Piauí. Cerca de 14 entidades representaram contra o governo e a prefeitura pedindo o cumprimento da lei que garante o Estado Laico no Brasil. O Piauí é o primeiro estado brasileiro a determinar o cumprimento da medida.

As entidades vêm lutando contra a manutenção de imagens católicas há algum tempo. A ação foi motivada pelo descontentamento de evangélicos que são servidores públicos.

O promotor Edílson Farias propôs a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta, onde os órgãos públicos são obrigados a retirar as imagens e fechar as capelas, acatando as justificativas das entidades, embasadas na Constituição Federal.

Segundo o promotor, o MPE fará um estudo do caso de cada órgão para determinar as condições e o prazo para o cumprimento dos termos. “Vamos estudar cada caso e redigir os termos. Cada órgão vai assinar em separado. Os órgãos militares, por exemplo, têm uma legislação específica. Nós vamos estudar essa legislação para saber como será o termo”, declarou.

Porém, a advogada da Igreja Católica Adriana Ferro, principal instituição prejudicada com a decisão, “o Estado Laico permite o culto às imagens, não quer dizer que o país tenha que ser ateu”. Já para o babalorixá Luanderssir de Oxum, o que as entidades querem é somente o cumprimento da Lei Federal.

fonte: cidadeverde.com

Matéria Publicada em 30/06/09

+ sobre o tema

para lembrar

Obra de professora da UFRB é vencedora da 3ª edição do Prêmio Thomas Skidmore

O livro que faz parte de uma tradição historiográfica...

MEC libera R$ 2 milhões para ensino afro-brasileiro em universidades

Fonte: G1 - Vestibular e Educação Foto: MEC/Divulgação O Ministério da Educação...

Plano de aula – Consciência Negra

Consciência Negra. A professora usará um telefone de lata...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=