Plano de Aula – África: um continente repleto de sabores

Enviado por / FonteTV Brasil

Programa desvenda a gastronomia do continente

Reprodução

A cozinha, as receitas, os modos e os temperos. A gastronomia africana é um universo amplo e fascinante que passa pelos ingredientes, utensílios, sabores e saberes do homem. O Nova África dessa semana mostra como a variedade retrata este continente. Do norte ao sul, pratos que misturam influências mediterrâneas, tribais, asiáticas, árabes, e até brasileiras.

O primeiro destino é o Benin, onde a repórter Dina Adãomostra como a culinária brasileira influenciou os pratos servidos neste país. O historiador Noelexplica como os escravos brasileiros levaram costumes culinários ao retornarem ao lar.

De lá, seguimos para o segundo país mais populoso do continente, a Etiópia, que abriga um dos maiores mercados a céu aberto da África: o Adis Abeba. Com a repórter Aline Maccaricompraremos os ingredientes necessários para o preparo de uma receita típica e muito especial para os etíopes, a galinha doroet.

O prato, servido apenas em ocasiões especiais, tem seu simbolismo desvendado em uma visita a um dos restaurantes mais tradicionais do país. E ainda na Etiópia, uma outra tradição gastronômica bastante apreciada no Brasil: o café. Veja as diferentes formas de preparo desta iguaria, com por exemplo, o café com sal.

nova africa - etiopia grande
Aline Maccari compra ingredientes para preparar galinha doroet. (Reprodução)

Aline Maccari compra ingredientes para preparar galinha doroetO programa mostra ainda um restaurante naÁfrica do Sul que serve apenas comidas originadas no continente. O África Café busca manter as tradições gastronômicas de toda a África em um país que, cada vez mais, ocidentaliza a sua culinária. A proprietária fala sobre os estereótipos criados pelos visitantes, que associam comida africana a pobreza e sujeira, o que não é verdade.

Já a última viagem deste episódio tem como destino o Marrocos. Mundialmente famoso por seus pratos e temperos exóticos, o país tem um dos mercados mais tradicionais, coloridos, barulhentos e divertidos do norte da África: o Jema El Finá. Quem acha que os franceses são os maiores consumidores de pão do mundo ficará surpreso. Além disso, veja como é preparada uma iguaria bastante consumida por lá e aqui, o cuscuz.

Ainda no Marrocos, uma entrevista com um dos maiores cozinheiros do continente, o chefe Tarik Harabida. Nascido e criado por uma família de cozinheiros, aos 17 anos Harabida iniciou sua trajetória na gastronomia. Para ele, a especialidade da comida marroquina é resultado dos hábitos e, principalmente, da história do povo deste país.

 Veja o vídeo

Fonte: TV Brasil

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

para lembrar

Retrocesso

Queda brusca nas matrículas em tempo integral no ensino...

RS: governo lança ‘Prouni gaúcho’ com investimento de R$ 43 mi

  O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro...

“Outubro Negro” vai homenagear a escritora Carolina Maria de Jesus

No próximo dia 25 de outubro, quarta-feira, das 17...
spot_imgspot_img

Saiba como se cadastrar para o Pé-de-Meia Licenciaturas

Os estudantes de cursos de licenciatura na modalidade presencial, que cumprem os requisitos para serem beneficiados pelo Pé-de-Meia Licenciaturas, devem concluir a inscrição no programa...

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...
-+=