Plano de Aula – África: um continente repleto de sabores

Enviado por / FonteTV Brasil

Programa desvenda a gastronomia do continente

Reprodução

A cozinha, as receitas, os modos e os temperos. A gastronomia africana é um universo amplo e fascinante que passa pelos ingredientes, utensílios, sabores e saberes do homem. O Nova África dessa semana mostra como a variedade retrata este continente. Do norte ao sul, pratos que misturam influências mediterrâneas, tribais, asiáticas, árabes, e até brasileiras.

O primeiro destino é o Benin, onde a repórter Dina Adãomostra como a culinária brasileira influenciou os pratos servidos neste país. O historiador Noelexplica como os escravos brasileiros levaram costumes culinários ao retornarem ao lar.

De lá, seguimos para o segundo país mais populoso do continente, a Etiópia, que abriga um dos maiores mercados a céu aberto da África: o Adis Abeba. Com a repórter Aline Maccaricompraremos os ingredientes necessários para o preparo de uma receita típica e muito especial para os etíopes, a galinha doroet.

O prato, servido apenas em ocasiões especiais, tem seu simbolismo desvendado em uma visita a um dos restaurantes mais tradicionais do país. E ainda na Etiópia, uma outra tradição gastronômica bastante apreciada no Brasil: o café. Veja as diferentes formas de preparo desta iguaria, com por exemplo, o café com sal.

nova africa - etiopia grande
Aline Maccari compra ingredientes para preparar galinha doroet. (Reprodução)

Aline Maccari compra ingredientes para preparar galinha doroetO programa mostra ainda um restaurante naÁfrica do Sul que serve apenas comidas originadas no continente. O África Café busca manter as tradições gastronômicas de toda a África em um país que, cada vez mais, ocidentaliza a sua culinária. A proprietária fala sobre os estereótipos criados pelos visitantes, que associam comida africana a pobreza e sujeira, o que não é verdade.

Já a última viagem deste episódio tem como destino o Marrocos. Mundialmente famoso por seus pratos e temperos exóticos, o país tem um dos mercados mais tradicionais, coloridos, barulhentos e divertidos do norte da África: o Jema El Finá. Quem acha que os franceses são os maiores consumidores de pão do mundo ficará surpreso. Além disso, veja como é preparada uma iguaria bastante consumida por lá e aqui, o cuscuz.

Ainda no Marrocos, uma entrevista com um dos maiores cozinheiros do continente, o chefe Tarik Harabida. Nascido e criado por uma família de cozinheiros, aos 17 anos Harabida iniciou sua trajetória na gastronomia. Para ele, a especialidade da comida marroquina é resultado dos hábitos e, principalmente, da história do povo deste país.

 Veja o vídeo

Fonte: TV Brasil

+ sobre o tema

Lei 10.639/2003

Foto @DRE0316 LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Mensagem...

Ações pelo estudo da Cultura afro

A professora de literatura Adiles da Silva Lima, 58...

para lembrar

EUA e Reino Unido lideram investimentos em África

Os EUA e o Reino Unido foram os...

Noruega elogia trabalho de Cuba no Haiti: ‘maravilhoso’

Noruega classifica como maravilhoso o trabalho de Cuba no...

África ganha 11 bilionários em 1 ano. Veja os mais ricos

  Segundo ranking divulgado pela revista Forbes, 10...
spot_imgspot_img

Arte para manter viva a memória do colonialismo alemão

Espectadores se concentram em torno das obras de Cheryl McIntosh na Casa Ernst Moritz Arndt, uma sucursal do Museu Municipal de Bonn. Quem quer...

Raízes negras, femininas e religiosas: entenda o enredo da Viradouro

Para construir o enredo campeão do carnaval do Rio de Janeiro em 2024, o carnavalesco Tarcísio Zanon, da Unidos da Viradouro, buscou inspiração em tempos...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=