Toda mulher tem um plano. Esta é a assinatura da plataforma Plano Feminino, pioneira na criação de estratégias de branding para conectar marcas e consumidoras de forma relevante, por meio de conteúdos e ações que dão voz e vez às mulheres que hoje detêm 85% do poder de decisão de compra do mercado e estão a cada dia esperando mais das marcas que consomem.
por Viviane Duarte enviado para o Portal Geledés
“Não adianta criar anúncios em rosa e roteiros de empoderamento se a marca de fato não tiver uma causa e personificar suas mensagens em ações de impacto junto às mulheres. Femmewashing não cola mais. É preciso fazer acontecer de verdade. É isso que as consumidoras esperam e por isso, criamos projetos para contribuir para que marcas de fato realizem o empoderamento feminino por meio de suas ações, afirma Viviane Duarte, jornalista e fundadora do Plano Feminino.
No ano em que comemora 06 anos de atuação no mercado, o Plano Feminino lança o PLANO DE MENINA, que tem como objetivo empoderar as meninas das periferias, levando à elas informações e trocas de ideias que têm como prioridade inspirar e fazer com que as meninas realizem seus planos. Serão realizados semanalmente, workshops e brincadeiras educativas que levarão a as garotas à fazerem uma imersão em temas como autoestima, felicidade, educação financeira, liderança feminina, tecnologia, empreendedorismo, entre outros.
“Falar de empoderamento é ainda mais poderoso quando efetivamente estamos realizando algo fora das mídias sociais e textos inspiracionais. Queremos realizar e nos tornar agentes de transformação por meio de iniciativas que promovam a educação e a realização de planos de meninas e mulheres de todo Brasil”, afirma a jornalista. Inicialmente o projeto estará nas comunidades de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a intenção é amplificar o raio de alcance do projeto com marcas parceiras da plataforma.
A consulesa da França, Alexandra Loras, que luta pela inclusão social e contra o racismo há anos, é a embaixadora do projeto Plano de Menina e decidiu o fazer, pois acredita na força da união das mulheres em prol à busca de crescimento e conquista de seu espaço. “Quando a Viviane me falou do projeto eu me encantei. Acredito muito na força da mulher que tem planos e quero junto do Plano Feminino, levar empoderamento às meninas e suas mães. O conhecimento é um importante agente de transformação e queremos ser este canal para estas meninas”, reforça a consulesa.
O projeto terá início no mês de março, onde apresentará em circuítos de palestras como a semana da mulher da Associação Brasileira de Jornalismo e da Cásper Líbero – Mulheres Digitais e Mulheres e Mídia, formatos e oportunidades para que mais mulheres e marcas se engajem e aumentem o banco de talentos à disposição destas meninas.
O núcleo de conselheiras do projeto é formado por jornalistas, sociólogas, economistas, estilistas, publicitárias, executivas e empreendedoras, entre elas, Andrea Álvares – VP da Natura, Camila Gaio – Editora da Elle, Carla Caldas – Gerente de Trade da LG, Fabiana Grieco – Coordenadora de Comunicação do Senac, Camila Costa – CEO da agência ID, Karla Brandão – VP de Comunicação da HEINEKEN, Maria Sylvia, do Geledés, Letícia Bahia – Revista AZmina, Eliane Dias – CEO Boogie Naipe, Carolina Ruhman – CEO do Finanças, Diane Lima criadora do projeto NO BRASIL, Priscilla de Sá – Coach de liderança feminina, Femininas, Luciana Michelleti – do Drama Queen Zen, além do site Razões para Acreditar. A ideia é criar um banco de talentos à disposição de meninas para que elas tornem seus planos realidade e ele será ativado a partir do mês de março.
Sobre o Plano Feminino
Plataforma de conteúdo, mídia e consultoria em branding criada em 2010, no Dia Internacional da Mulher pela jornalista Viviane Duarte. O Plano Feminino nasceu para criar conexões relevantes entre marcas e consumidoras. Para desconstruir estereótipos e empoderar mulheres por meio de projetos de branded content e ações com propósito, realizando consultorias inclusive de gestão de crise para marcas e reposicionando mensagens e ações que fizessem sentido para as consumidoras. A plataforma já criou estratégias para marcas como: Seda, Natura, Brilhante, Santander, Heineken, Sanofi, LG, entre outras marcas.