Plataforma UNA é criada para incentivar políticas contra desigualdade de gênero

A plataforma UNA já conta com 417 iniciativas, em diversas áreas, de empoderamento feminino e contra desigualdade de gênero

Do FolhaPE

Plataforma UNA Foto: Reprodução/Folha Pe

A desigualdade de gênero no Brasil é real e contrastante em relação ao restante do mundo. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, seriam necessários mais 100 anos para acabar com essas diferenças no ritmo atual de combatividade. Para acelerar esse processo, foi lançada, neste sábado (15), a plataforma UNA, uma rede digital e colaborativa para unir empresas que realizam projetos sobre o empoderamento feminino.

O projeto foi apresentado em conjunto entre a ONU Mulheres e a Womanity Foundation. A plataforma UNA se trata de um mapa online estratégico e interativo que une todos os projetos de empoderamento feminino. Atualmente, a plataforma conta com 417 iniciativasenglobando diversas áreas e agrupadas em 17 grandes temas.

Dentre os temas estão: Arte e Cultura, Ciência e Tecnologia, Democracia e Participação Política, Educação e Formação, Empoderamento Econômico, Enfrentamento à Violência, Equidade e Condições de Trabalho, Esportes, Direitos dos povos indígenas, População LGBT, Masculinidades, Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Agricultura, Mídia e Comunicação, Direito à Moradia, Igualdade Racial, Paz e Segurança Pública e Saúde e Bem-Estar.

Durante o evento, organizado pela WomenWhoCode, várias participantes relataram casos de desigualdade e machismo sofridos nos ambientes de trabalho, família e universidades.

“A plataforma abraça questões de empoderamento feminino nos diversos setores e isso traz mudanças não só para as organizações, mas para a maneira das próprias pessoas atuarem, se posicionarem nesse contexto”, relatou a professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e participante da organização internacional sem fins lucrativos, WomanWhoCode, Andreza Leite.

Só no estado de Pernambuco, A UNA interliga 31 organizações e iniciativas. A representante da ONU Mulher, Fernanda Papa enfatizou a prioridade na ação. “Nós queremos uma sociedade igualitária em que as mulheres tenham os mesmo direitos e oportunidades dos homens e a plataforma UNA dá visibilidade a uma série de projetos e iniciativas que estejam fazendo isso.”

DIACONIA
A Diaconia trabalha para a efetivação de políticas públicas de promoção e defesa de direitos, priorizando populações de baixa renda, para a transformação da sociedade. Estrategicamente, atua com segurança alimentar nutricional e hídrica, meio ambiente e clima e defesa de direitos de crianças, adolescentes e juventudes e justiça de gênero.

MMTR-NE
O Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste nasceu da luta histórica das trabalhadoras rurais para garantir seus direitos e reconhecimento como sujeito político. Atuando nos nove estados do Nordeste, as próprias trabalhadoras rurais são as dirigentes da organização e gestoras dos projetos. O MMTR-NE defende um projeto feminista, agroecologista e anti-racista de sociedade, tendo como missão construir relações justas e igualitárias entre mulheres e homens no Nordeste brasileiro.

SALADORAMA
O Saladorama é o primeiro negócio social do Brasil com a missão de democratizar o acesso a alimentação saudável e de qualidade, por meio do empoderamento nutricional e econômico de mulheres periféricas.

+ sobre o tema

Marcha das Vadias Brasília: “Porque marchamos?”

A Marcha das Vadias no Distrito Federal será realizada...

Correspondente de guerra

Todo favelado é correspondente de guerra e, pior, sem...

Parada LGBT reúne 3 milhões de pessoas em São Paulo

Durante a abertura do evento, o público gritou frases...

Pela primeira vez, mulheres ocupam chefia de todas as comissões regionais da ONU

As comissões regionais das Nações Unidas existem há mais...

para lembrar

Rio de Janeiro é o estado com mais mulheres negras concorrendo em 2018

Nas eleições de 2018, serão 1237 mulheres negras aptas a disputar...

Respect! Garota rouba a cena em apresentação e encarna Aretha Franklin

Era para ser uma simples apresentação de "balé" de três...

20 Filmes sobre Mulheres para Pensar em Questões de Gênero

Para quem pretende conhecer mais filmes que reflitam sobre a...

Para delegada, pastor suspeito de abuso mostrou ‘alto grau de perversão’

Felipe Garcia é suspeito de abusar do enteado de...
spot_imgspot_img

Mulheres afirmam que foram assediadas por Silvio Almeida: ‘Tive noção de que era algo grave’

O Fantástico, que entrevistou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também falou com sete mulheres que acusam Silvio Almeida. Duas gravaram entrevista. Entre elas, a professora...

Salvador elege Eliete Paraguassu, primeira vereadora quilombola da cidade: ‘a gente rompeu a barreira do racismo’

Eliete Paraguassu (Psol) se tornou a primeira vereadora quilombola eleita em Salvador. A vitória foi desenhada neste domingo (6), no primeiro turno das eleições...

Anielle Franco é eleita pela revista Time uma das cem pessoas mais influentes da nova geração

A revista americana Time incluiu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em sua lista das cem personalidades da nova geração que têm potencial para transformar o...
-+=