Platini admite “verdadeiro problema de racismo” na Europa

O presidente da UEFA admitiu hoje que “existe um verdadeiro problema de racismo em certas regiões da Europa”, garantindo que, a partir de agora, o mundo do futebol não pode tolerar qualquer forma de discriminação.

No quadro de uma jornada de reflexão sobre a temática do racismo no futebol, organizada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, em Genebra (Suíça), Michel Platini reconheceu que os incidentes nos estádios não são mais do que “a ponta de um icebergue” daquilo que realmente se passa na sociedade.

“Não vim aqui para me desculpar, ou para desculpar o futebol, mas para apresentar o ponto de vista de um desporto que teve a coragem de pegar o touro pelos cornos e de fazer face ao desafio que representava o crescimento dos comportamentos discriminatórios”, sublinhou.

Depois de a UEFA ter aumentado as sanções na primavera, seis clubes, entre os quais o AC Milan e o Dínamo de Zagreb, foram condenados, desde o início da época, a disputar um encontro da Liga dos Campeões com as bancadas parcialmente encerradas ou mesmo à porta fechada.

Platini constatou, neste contexto, que “é indiscutível que há um verdadeiro problema de racismo em certas regiões da Europa”, mas também que “a UEFA agiu reiteradamente para erradicar esse mal”.

Para o ex-internacional francês, “o futebol, o desporto mais popular no mundo, reflete a sociedade na qual prospera, os seus valores, mas também, infelizmente, os seus preconceitos, medos e desconfianças”.

“É porque o futebol é o mais belo jogo do mundo, e além disso muito popular, que nós podemos, legitimamente, esperar que o exemplo que ele deve dar terá reflexos positivos em toda a sociedade”, concluiu.

Fonte: DNoticias

+ sobre o tema

Entidade pede desculpas por apelido racista dado a Emirados Árabes

A Confederação Asiática de Futebol (AFC) fez nesta...

Anistia internacional vai denunciar á ONU mortes de jovens na Bahia

A Anistia Internacional vai denunciar à Organização das Nações...

Mulheres denunciam injúria racial depois de serem acusadas de furto

Três mulheres negras foram acusadas de furtar um brinquedo...

para lembrar

Pesquisador defende combate ao racismo institucional no sistema policial

Ilustração: Junião/Ponte Jornalismo Racismo institucional no sistema policial As relações raciais...

Peso-pesado do UFC revela ter sido vítima de racismo

Peso-pesado do UFC, o americano Pat Barry, que venceu...
spot_imgspot_img

Ataques racistas contra a juíza Helenice Rangel não podem ficar impunes

"Magistrada afrodescendente" com "resquício de senzala" e "memória celular dos açoites". Estes são alguns dos termos ofensivos desferidos pelo advogado José Francisco Barbosa Abud contra a...

Não é sobre o Oscar, nem sobre uma corrida de 15km com ótimo pace

Passamos pela premiação do Oscar sem nenhuma menção direta aos incêndios de Los Angeles. Acho que, em momentos difíceis, o público valoriza o escapismo...

Miopia econômica

O avanço da onda antidiversidade e anti-inclusão (coisa que vem sendo especialmente estimulada pelos EUA) começou a surtir efeitos negativos de grande impacto no...
-+=