Racismo no futebol italiano leva autoridades a fechar estádio do Milan

Jogador do Milan Riccardo Montolivo reage durante partida contra o Juventus pela primeira divisão do Campeonato Italiano

Autoridades do futebol da Itália ordenaram o Milan a jogar seu próximo jogo sem torcida e multou o clube em 50 mil euros devido a cantos abusivos de torcedores contra o Napoli. Durante jogo contra a Juventus no domingo em Turim, centenas de torcedores do Milan gritaram “Nós não somos napolitanos”, um canto que o jornal de Nápoles Il Mattino disse refletir o persistente desdém de clubes do norte com os do sul.

No acirrado territorialismo do futebol italiano, a rivalidade abusiva entre torcedores de clubes do norte rico e aqueles do sul mais pobre não é incomum, e dirigentes do Milan foram surpreendidos com a decisão dos juízes desportivos da primeira divisão.

– Dizer que estou furioso seria descrever de modo suave. Eu entendo que o racismo é um grande problema, um problema em qualquer lugar do mundo, mas… aqui na Itália nós inventamos a discriminação regional para nós mesmos. Eu liguei para o presidente (Giancarlo) Abete (da Federação Italiana de Futebol) para perguntar se acha essa decisão justa. O que pedi é que seja abolida – disse o presidente do Milan, Adriano Galliani, a repórteres.

Um porta-voz da federação de futebol disse que as regras estavam sendo aplicadas em linha com as diretrizes da Uefa. A condenação significa que o Milan, 12º colocado no Campeonato Italiano após a derrota de 3 x 2 para a Juventus no domingo, vai jogar sua próxima partida em casa, em 19 de outubro, contra o Udinese com os portões fechados.

Soco polêmico
O juízes desportivos também suspenderam o zagueiro do Milan Philippe Mexes por quatro partidas devido à conduta violenta após um vídeo mostrar que ele socou o jogador da Juventus Giorgio Chiellini durante a cobrança de um escanteio. O soco não foi visto pelo juiz da partida, mas Mexes foi expulso ao levar um segundo cartão amarelo.

Durante o clássico entre Milan e Juventus no Campeonato Italiano, vencido pelo time de Turim por 3 a 2, de virada, o zagueiro francês Mexes, da equipe Rossonera acertou o defensor Chiellini, da Velha Senhora e foi expulso.
Nesta segunda-feira, ele foi julgado pela Federação Italiana e condenado a cumprir quatro jogos de suspensão na competição nacional. Ele só vai voltar contra o Chievo Verona, pela 12ª rodada.

O Milan vem sofrendo com problemas defensivos no Italiano e já sofreu 13 gols em apenas sete jogos. As falhas são refletidas na classificação da equipe no torneio. Com oito pontos, o Milan é o 12º colocado.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6...

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

para lembrar

O apoio turco às vítimas do racismo na Alemanha

Depois dos atentados racistas contra a famíla Yigit, na...

Denúncias de racismo abalam Departamento de Bombeiros de NY

O Departamento de Bombeiros de Nova York (FDNY), uma...

Comissão diz que não houve ato ilícito da Justiça ao algemar advogada negra

Desembargador também inocentou a juíza que pediu a prisão...

‘Lá nunca mais volto’ – SEU JORGE sofre racismo na Itália – áudio

Entrevista concedida ao produtor Van Damme, da Beat98 Seu...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=