PMSP e Senac oferecem bolsa de estudo para afro-descendentes

Prefeitura e Senac oferecem bolsa de estudo para afro-descendentes

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) firmou acordo de cooperação educacional com o Senac para oferecer bolsas de estudos aos estudantes que se declaram preto ou pardo. As inscrições podem ser feitas até 15 de agosto.

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsas de estudos para afro-descendentes no Senac. A iniciativa é da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) que firmou acordo de cooperação educacional com a instituição. Podem se candidatar apenas estudantes que se declaram preto ou pardo, conforme classificação do Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE).

Os interessados devem encaminhar a documentação necessária para a Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (Cone), da SMPP, responsável pela seleção dos candidatos.

Para realizar a inscrição é necessário preencher um questionário sócio-econômico e apresentar cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, 1 (uma) foto tamanho 3×4, comprovante de endereço, comprovante de renda pessoal e familiar, questionário sócio-econômico preenchido pelo candidato e prospecto do Curso, encontrado no site do Senac, (unidade, data , horário e o valor do curso).

O programa concede descontos à população negra do município de São Paulo desde 2007. São beneficiados a cada ano em média 60 jovens com bolsas que variam de 40% a 80%.

Segundo a Coordenadora da Cone, Maria Aparecida de Laia, a maioria dos alunos que concluem o curso no Senac consegue ingressar no mercado de trabalho. “Para nós, a parceria é gratificante, pois é uma forma de fazermos ações afirmativas, oferecendo oportunidades para jovens negros, que não tem condições de pagar um curso integral”, afirma a Coordenadora.

A Cone analisará a situação sócio-econômica do candidato contemplado, objetivando definir o valor da bolsa. Vale ressaltar que os interessados em participar do processo seletivo devem trazer o Formulário de solicitação de bolsa de estudo e a Autodeclaração de Economia Informal, para os trabalhadores informais, devidamente preenchidos na sede da Coordenadoria ou encaminhá-los pelo correio até o dia 15 de agosto. Após essa data, o candidato será automaticamente desclassificado.

Serviço

Inscrições para Bolsa de Estudos – SMPP/SENAC

Data: até 15 de agosto

Local: Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (Cone)

Endereço: Rua Líbero Badaró, 119, 6º andar, CEP 01009-000

Telefones: 3113-9745 ou 3113-9746

Cópia dos seguintes documentos (os documentos devem estar em envelope fechado e com nome)

– RG E CPF;

– 1 (uma) foto tamanho 3X4, que deverá ser colada no questionário;

– Comprovante de endereço;

– Comprovante de renda pessoal e familiar (para os trabalhadores informais trazer declaração, que encontra-se no link desse site)

– Questionário sócio-econômico preenchido pelo candidato e

– Prospecto do Curso, no site do Senac ,contendo as seguintes informações : unidade, data , horário e o valor do curso (informações essencial que o candidato deverá trazer no dia da reunião na Secretaria Municipal de Participação e Parcerias – Cone)

 

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Uneb terá concurso com 221 vagas para professor

Inscrições começam no dia 12 de janeiro No ibahia A Universidade do...

Empresas pretendem contratar nº maior de mulheres após maternidade

O Brasil está um ponto percentual acima da média...

Comércio oferece 17.272 vagas para o Dia dos Namorados

- Fonte: Folha Online - Três postos de intermediação...

para lembrar

Oito direitos humanos fundamentais do trabalhador

Por:Caiubi Miranda Blog Direitos Humanos no Trabalho Depois de quase trinta...

‘Mentalidade’ é obstáculo para empreendedoras brasileiras, diz especialista

Arancha González é diretora do International Trade Centre –...

Governo estende seguro desemprego para 216,5 mil trabalhadores

Fonte: Canal Rural Gabriel Jabur/ Agência Brasília/Fotos Públicas O governo vai...

Ministério do Trabalho capacitará 25 mil trabalhadores

Fonte: O Reporter -   Brasília - Até...
spot_imgspot_img

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...
-+=