PNDH3: Lula quer encerrar crise em torno do plano de direitos humanos

 

BRASÍLIA – O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que na semana passada afirmou que o novo Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH) provoca ” uma insegurança jurídica ” no campo, não será chamado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para debater o assunto. Segundo um ministro que integra o núcleo decisório do governo, as declarações de Stephanes ” foram periféricas e não fazem parte do centro da polêmica ” .

A intenção do presidente Lula é convocar, ainda nesta semana, os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, para encontrar um caminho que encerre a crise gerada pelo decreto da Comissão da Verdade. Stephanes manifestou-se após a descoberta de que o decreto envolve assuntos diversos, desde Direitos Humanos até o debate sobre legalização do aborto.

Não está descartada a convocação também do ministro da Justiça, Tarso Genro – alinhado politicamente às posições defendidas por Vannuchi -, e do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams. Segundo relato de um ministro ouvido pelo Valor, Lula vai conversar ao mesmo tempo com Jobim e Vannuchi. ” O tempo das conversas em separado já passou, elas já ocorreram e a crise não diminuiu em nada ” , afirmou o auxiliar do presidente.

Assim que a polêmica começou, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ameaçou entregar o seu cargo caso o decreto não fosse revisto. Ele seria acompanhado pelos comandantes das Três Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica. Já Vannuchi, em entrevista à ” Folha de S. Paulo ” no domingo, afirmou que é um ” fusível removível ” e que sua eventual saída do Executivo não prejudicaria nem o governo nem o país.

Lula mencionou o assunto rapidamente durante a primeira reunião da coordenação política de 2010. Mas avisou que não trataria da questão porque nenhum dos dois ministros estava presente – nem Jobim nem Vannuchi fazem parte do núcleo decisório do Executivo. Para que o assunto fosse colocado oficialmente como tema do encontro, ambos deviam ser convocados para a reunião.

Segundo um ministro, o grande mérito do novo decreto é que ele condensou, juridicamente, os pontos levantados a partir da Conferência Nacional de Direitos Humanos. ” Ele teve o mérito de reunir demandas da sociedade civil organizada ” , disse um ministro próximo do presidente.

Ontem, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) divulgou nota de apoio ao Plano Nacional de Direitos Humanos do governo federal, principalmente no que diz respeito à criação da Comissão da Verdade. Já a seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil criticou o plano, sob o argumento de que, embora positivo em determinados pontos, cria insegurança jurídica.

Leia o Progama de Direitos Humanos na integra

Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3 – DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2009

Fonte: Globo

+ sobre o tema

Sérgio Martins – Direito e Reverso do Direito: Uma Jornada pela Dignidade

Quando na cabeça do indivíduo brota a rejeição por...

Relatório Brasileiro sobre Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais

O Brasil é um país conhecido por suas enormes...

Aos 86 anos, d. Pedro Casaldáliga ainda enfrenta ‘lobos’ e fala de esperança

 Sônia Oddi e Celso Maldos Bispo emérito de São Félix...

Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) – nota de esclarecimento

O Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), é uma rede de...

para lembrar

Programa de Direitos Humanos de Geledés – Memória Institucional

Programa de Direitos Humanos objetiva proteger, assegurar e expandir...

Fiscalização resgata haitianos escravizados em oficina de costura em São Paulo

Quatorze pessoas passavam fome e eram obrigadas a viver...
spot_imgspot_img

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...

PM matou 94% a mais na Baixada Santista; ‘Tô nem aí’, diz Tarcísio

"Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da...

Debate na ONU sobre a nova declaração de direitos da população afrodescendente conta com a presença de Geledés

Geledés - Instituto da Mulher Negra esteve presente na sede das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, durante os dias 8 e 9 de...
-+=