A poesia de Lívia Natália

Poeta, professora e autora de três livros, Lívia Natália é convidada para fazer a imersão cultural no curso que vai acontecer em Cabaceiras, no Parque Histórico Castro Alves. Professora da Universidade Federal da Bahia, ela publicou sua primeira coletânea de poemas, Água Negra, em 2011, seguida de Correntezas e Outros Estudos Marinhos, em 2015, e Água Negra e Outras Águas, no ano seguinte. O livro Dia bonito pra chover é o próximo a ser lançado pela escritora.

Por  Laís Matos, do Agentes Culturais

Para a apresentação, Lívia vai contar um pouco de sua história e interagir com o público. “Imagino falar um pouco sobre poesia e criação literária, sobre o modo como a poesia se relaciona com a realidade a partir da seleção de alguns poemas e depois, fazer uma leitura com discussão”, comenta.

A poeta conta que começou a escrever e ler muito cedo. “Lia tudo, quase compulsivamente e com muito prazer sempre, a literatura sempre foi lugar de abrigo e proteção”. Com o tempo, ela passou a desenvolver uma escrita cada vez mais relacionada à realidade em que vive e, por consequência, com fortes críticas sociais.

“Escrevendo, aciono muito fortemente elementos da vivência de uma mulher negra num país sexista e racista. Estas questões sempre estão presentes, sem panfleto, é poesia, mas poesia compromissada com este lugar de fala”, destaca.

Como agente cultural, Lívia revela a importância da formação no processo de popularização e difusão da cultura. “Ser um agente cultural é democratizar o acesso à cultura, levando-a a todos os lugares possíveis para pessoas que, muitas vezes, não poderiam ter acesso a coisas que acontecem em eixos mais centrais. Democratizar o acesso à cultura é favorecer à formação cidadã”.

Em sua escrita, referências como Conceição Evaristo, Landê Onawalê, Cecília Meireles, Clarice Lispector, José Carlos Limeira e Drummond, Bandeira se fazem presentes. Para a poeta, o cenário cultural para autores negros está se expandindo. “Há uma abertura para temáticas que a literatura tradicional não alcança. Estamos agora participando das grandes feiras, dos eventos literários e há um público ávido por estas leituras”.

+ sobre o tema

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...

Um dia histórico para o Movimento das Mulheres

Ontem foi um dia histórico para o Movimento de...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=