Polícia britânica pede desculpas a atleta que fez acusação de racismo

Enviado por / FonteUOL

A Polícia Metropolitana de Londres se desculpou com a atleta Bianca Williams pela abordagem truculenta ocorrida no último sábado (04). A medalhista inglesa acusou os policiais de discriminação pela maneira que ela e o marido foram tratados.

Bianca registrou a abordagem em um vídeo publicado no Instagram. Nas imagens, o marido, o atleta português Ricardo dos Santos, é algemado e retirado do carro deles enquanto os policiais tentam impedir que ela deixe o veículo. O filho do casal, de três meses, também estava no carro.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Time for change and for actions to have consequences. Still incredibly hurt and shaken by my ordeal yesterday. Please read my piece in @TheTimes in my bio

Uma publicação compartilhada por Bianca Williams (@biancaawills) em

Nos momentos tensos, ela chora, se desestabiliza, e claramente fica irritada. O casal acabou algemado.

A comissária Dame Cressida Dick disse que um comitê de policiais visitou Williams para pedir desculpas pela ‘angústia’ causada.

Os policiais prestaram esclarecimentos Escritório Independente de Conduta Policial. Além disso, Cressida se explicou ao Comitê de Assuntos Internos da polícia.

“Pedimos desculpas ontem à Sra. Williams e peço desculpas novamente pela angústia que essa parada claramente causou a ela”, disse. “Todas as vezes que vemos o vídeo percebemos que há lições a serem aprendidas”, completou em entrevista coletiva.

No início da semana, um comunicado da polícia dizia que os oficiais tinham agido ‘de forma correta’. A abordagem foi feita por ‘conduta supostamente suspeita’.

O diretor do Escritório Independente de Conduta Policial, Sal Naseem, disse que irá analisar se a conduta era realmente necessária.

+ sobre o tema

para lembrar

Corregedoria da Câmara de SP aprova cassação de vereador por fala racista

A Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo aprovou...

Curiosidade sobre como vivem pobres alimenta turismo nas favelas

No início do século 20, a curiosidade sobre como...

Por que ser antirracista é tão importante na luta contra a opressão racial?

O Laboratório de Estudos de Gênero e História, da...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=