Polícia britânica pede desculpas a atleta que fez acusação de racismo

Enviado por / FonteUOL

A Polícia Metropolitana de Londres se desculpou com a atleta Bianca Williams pela abordagem truculenta ocorrida no último sábado (04). A medalhista inglesa acusou os policiais de discriminação pela maneira que ela e o marido foram tratados.

Bianca registrou a abordagem em um vídeo publicado no Instagram. Nas imagens, o marido, o atleta português Ricardo dos Santos, é algemado e retirado do carro deles enquanto os policiais tentam impedir que ela deixe o veículo. O filho do casal, de três meses, também estava no carro.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Time for change and for actions to have consequences. Still incredibly hurt and shaken by my ordeal yesterday. Please read my piece in @TheTimes in my bio

Uma publicação compartilhada por Bianca Williams (@biancaawills) em

Nos momentos tensos, ela chora, se desestabiliza, e claramente fica irritada. O casal acabou algemado.

A comissária Dame Cressida Dick disse que um comitê de policiais visitou Williams para pedir desculpas pela ‘angústia’ causada.

Os policiais prestaram esclarecimentos Escritório Independente de Conduta Policial. Além disso, Cressida se explicou ao Comitê de Assuntos Internos da polícia.

“Pedimos desculpas ontem à Sra. Williams e peço desculpas novamente pela angústia que essa parada claramente causou a ela”, disse. “Todas as vezes que vemos o vídeo percebemos que há lições a serem aprendidas”, completou em entrevista coletiva.

No início da semana, um comunicado da polícia dizia que os oficiais tinham agido ‘de forma correta’. A abordagem foi feita por ‘conduta supostamente suspeita’.

O diretor do Escritório Independente de Conduta Policial, Sal Naseem, disse que irá analisar se a conduta era realmente necessária.

+ sobre o tema

Abandono

Deitado na calçada, um menino. Uma CRIANÇA. Profundamente adormecido....

Polícia londrina investiga juiz por acusação de racismo

Mark Clattenburg teria insultado o nigeriano John Obi Mikel...

para lembrar

Por que a ciência precisa de diversidade?

Se a diversidade étnico-racial vem ganhando espaço na agenda...

Alice no País dos Não-Racistas

Por: Leopoldo Duarte Alice é menina e não cortou com...

Raull Santiago é agredido por policiais do choque na Avenida Brasil

O comunicador e midiativista Raull Santiago acaba de ser...

O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência

Gilroy, Paul. O Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência,...
spot_imgspot_img

Violência política mais que dobra na eleição de 2024

Foi surpreendente a votação obtida em São Paulo por um candidato a prefeito que explicitou a violência física em debates televisionados. Provocações que resultaram...

Carandiru impune é zombaria à Justiça

É um acinte contra qualquer noção de justiça que 74 agentes policiais condenados pelo massacre do Carandiru caminharão livres a partir de hoje. Justamente na efeméride de...

Doutorando negro da USP denuncia racismo em ponto do ônibus da universidade; testemunhas gravaram gesto racista

Um aluno de doutorado da Universidade de São Paulo (USP) denunciou ter sofrido racismo em um ponto de ônibus no Conjunto Residencial Universitário (CRUSP), na Cidade...
-+=