Polícia dos EUA diz investigar excessos em detenção de criança negra por roubo de salgadinho

Enviado por / FonteG1

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a ação de policiais da cidade de Syracuse, em Nova York. Segundo os agentes, menino de 8 anos não foi preso e foi levado de viatura até seus pais.

A polícia dos Estados Unidos disse investigar excessos na detenção de uma criança negra suspeita por roubar um pacote de salgadinho.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a abordagem que ocorreu na cidade de Syracuse, em Nova York. 

Na terça-feira (19), o Departamento de Polícia disse que reconhece a autenticidade das imagens e que investiga o caso, mas que os agentes não prenderam o menino de 8 anos, que foi levado para os pais.

“O incidente, incluindo as gravações feitas por câmeras nos uniformes dos policias, está sendo revisado”, disse o departamento em nota. “O jovem suspeito de roubo não foi algemado.”

Na gravação, é possível ouvir um homem questionando os agentes sobre a prisão da criança, que chora e alega não ter sido responsável pelo roubo.

“Cara, ele roubou um pacote de salgadinho e vai ser tratado como um assassino?”, perguntou o cinegrafista amador. “Ele roubou as batatas? Eu pago por elas!”

De acordo com o comunicado das autoridades americanas, a criança não foi acusada formalmente de nenhum crime e foi apenas escoltada, em viatura, para casa.

+ sobre o tema

STF volta a proibir a apreensão de menores sem o devido flagrante nas praias do Rio

Após audiência realizada na manhã desta quarta-feira, em Brasília, o STF determinou...

Adolescente denuncia mulher por agressão e injúria racial em Rio Preto

Um adolescente de 13 anos denunciou ter sofrido injúria...

para lembrar

spot_imgspot_img

STF volta a proibir a apreensão de menores sem o devido flagrante nas praias do Rio

Após audiência realizada na manhã desta quarta-feira, em Brasília, o STF determinou que o Estado do Rio de Janeiro e o município do Rio se abstenham de apreender e...

Adolescente denuncia mulher por agressão e injúria racial em Rio Preto

Um adolescente de 13 anos denunciou ter sofrido injúria racial e ter sido esganado por uma mulher após discutir com o genro dela, em São...

Protocolo negro

Quem é negro costuma cumprir um protocolo ao colocar o pé na rua. Inclui jamais sair sem um documento; não ir ao supermercado com...
-+=