Polícia prende homem que foi flagrado ofendendo com racismo o senegalês Diouf

A polícia inglesa informou nesta quarta-feira que um homem foi preso por ofender o senegalês El-Hadji Diouf, do Leeds United, com ofensas racistas. O incidente ocorreu durante uma partida contra o Millwall, válida pela segunda divisão do Campeonato Inglês, e foi flagrado pelas câmeras de televisão do Sky Sports News.

Os xingamentos foram capturados pela emissora e transmitidos em tempo real. A repercussão negativa do caso forçou a abertura de uma investigação que culminou na prisão desta quarta-feira. De acordo com o jornal The Guardian, o Millwall lamentou o ocorrido na competição e prometeu banir todos os culpados de suas partidas.

As ofensas vieram à tona novamente com a batalha travada por jogadores e dirigentes contra o racismo na Europa. O próprio Diouf chegou a dizer que não havia escutado nenhum tipo de xingamento e, inicialmente, forçou o cancelamento das investigações. Apesar de ter ocorrido em novembro, o caso voltou a ser assunto e obrigou o Millwall a pedir desculpas oficialmente. 

“Como todos os torcedores do Millwall e de futebol em geral, nós fomos surpreendidos pelas imagens que vimos. Infelizmente, o racismo existe em nossa sociedade e certos indivíduos querem trazer isso para o campo de futebol. Nós não aprovamos atitudes como estas e desejamos ver o seu fim no esporte”, comentou Andy Ambler, chefe executivo do clube inglês.

A questão racial se tornou um dos grandes problemas enfrentados pelas autoridades europeias. Os casos encabeçados por John Terry, do Chelsea, e Luis Suárez, do Liverpool, geraram protestos por parte de torcedores e personalidades ligadas ao futebol. Recentemente, o atacante Kevin-Prince Boateng, do Milan, abandonou o gramado por ser discriminado em um amistoso e fez com que atletas iniciassem uma nova campanha contra o preconceito no Velho Continente.

 

 

Fonte: Superesporte

+ sobre o tema

Suspeitos de racismo esfaqueiam jovem no Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul - Um grupo é...

‘Avenida Brasil’: intérprete de Zezé nega situação de racismo na vida real!

Dona de uma das personagens mais queridas da trama...

Sucessos na juventude tornam mais prováveis os sucessos na vida adulta

Os primeiros anos de vida têm expressivos desdobramentos na...

para lembrar

Candidata francesa é acusada de ir à baile de extrema-direita

A organização SOS Racismo denunciou neste domingo a presença...

Justiça condena SP a pagar R$ 600 mil a familiares de vítima da chacina de Osasco

A 11ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça...

Janeiro branco e as demandas pretas

A típica frase: “Ano novo, vida nova” nunca foi...
spot_imgspot_img

Justiça decreta prisão preventiva de PM que atingiu jovem em São Paulo

O policial militar Tiago Guerra foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Militar Romão Gomes, onde cumpre prisão preventiva decretada pela Justiça paulista,...

A maldição da eterna introdução

Discursos não são livres. Assim pontuou Michel Foucault em um dos seus principais textos, de 1971. Há estruturação, angulação, filtragem e mecanismos específicos para limitar e...

Processos por racismo aumentam 64% no Brasil em 2024, mas punições demoram e são brandas

Para a gerente de uma pet shop de Salvador, Camilla Ferraz Barros se identificou como juíza, disse que poderia prendê-la e a chamou de...
-+=