Polícia vai investigar crime de racismo contra Taís Araújo

Perfil da atriz em rede social recebeu comentários de cunho racista na noite de sábado

Por ELENILCE BOTTARI, do O Globo 

A Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) anunciou neste domingo que vai investigar as denúncias de crime de racismo contra Taís Araújo. A atriz escreveu em sua página no Facebook que recebeu diversos ataques racistas em sua página na rede social, na noite de sábado.

De acordo com o delegado Ronaldo Oliveira, diretor geral de Polícia especializada, o inquérito para investigar os acusados de ofender a atriz será aberto imediatamente. Segundo informações da polícia, a DRCI vai rastrear os verdadeiros autores das ofensas, que se esconderam atrás de perfis falsos para fugir da responsabilização criminal.

– A polícia civil está atenta a essas ações. Determinei à DRCI instauração de inquérito policial para que apure todas as circunstâncias e também ouça a vítima – afirmou o diretor das especializadas.

Muitos comentários foram deletados pelos autores, mas as imagens já circulam na internet. O texto escrito pela atriz nesse domingo foi compartilhado mais de sete mil vezes, e recebeu cerca de seis mil comentários, a maioria de apoio pela atitude de Taís. O post também teve cerca de 60 mil curtidas de internautas. No texto ela lamentou o fato de ainda falar em racismo em pelo 2015, e afirma que vai enviar as cópias dos comentários à Polícia Federal para que uma investigação seja aberta.

“ Absolutamente tudo está registrado e será enviado à polícia federal. E eu não vou apagar nenhum desses comentários. Faço questão que todos sintam o mesmo que senti: a vergonha de ainda ter gente covarde e pequena nesse país, além do sentimento de pena dessa gente tão pobre de espírito. Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça. Sigo o que sei fazer de melhor: trabalhar. Se a minha imagem ou a imagem da minha família te incomoda, o problema é exclusivamente seu!”, escreveu a atriz.

Logo após os comentários, alguns perfis que fizeram comentários racistas foram deletados. Outros, no entanto, chegaram a reproduzir a imagem das ofensas em suas páginas antes de finalmente apagar a perfil. Um deles chegou a postar um a imagem da atriz com a frase: ‘Vem Polícia Federal”. A página, no entanto, foi deletada na tarde deste domingo.

leia também:  “Todo preconceituoso é covarde. O ofendido precisa compreender isso”, Mario Sergio Cortella

+ sobre o tema

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

para lembrar

Premier League unida contra o racismo: City e Liverpool ameaçam abandonar os jogos, Sarri pede regras

Pep Guardiola, Jurgen Klopp, Maurizio Sarri e Maurizio Pochetino...

Skinhead arrependido apaga tatuagens e só quer servir a Deus

Bryon Widner é um skinhead arrependido de seus dias...

Goiás tem quatro municípios entre as cem cidades brasileiras com maior probabilidade de um jovem ser assassinado

Matéria publicada em Jornal O Popular, Cidades, 22/07/09 Relatório divulgado...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Ao lado de Taís Araújo, Angela Basset visita Ilê Aiyê e dança ao som dos tambores; americana participa de festival em Salvador

A atriz Angela Basset visitou a sede do bloco afro Ilê Aiyê, na tarde desta quinta-feira (2), em Salvador. Na capital baiana, a atriz participa,...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...
-+=