Policiais civis estão participando do Curso de Capacitação em Direitos Humanos Aplicáveis a Função Policial. Iniciado nesta segunda-feira (19), o curso é fruto de convênio firmado entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). As aulas do curso estão sendo ministradas na Academia da Polícia Militar Gonçalves Dias, no quartel da corporação, no Calhau.
A capacitação terá 50 horas de aulas. No cronograma, as disciplinas Considerações gerais sobre Direitos Humanos; Conduta Ética e Legal na aplicação da lei; Poderes básicos na aplicação da lei; Emprego de arma de fogo; Emprego de armas não letais; Técnica de abordagem policial; Gerenciamento de crises policiais e Grupos Vulneráveis.
Na avaliação do secretário de Segurança Pública, Aluisio Mendes, o curso investe na qualificação profissional dos policiais que compõem o Sistema de Segurança do Estado. O superintende da Polícia Civil, Nordman Ribeiro, afirmou que as disciplinas oferecidas abordam contextos que retratam o cotidiano dos cidadãos.
O superintendente da Polícia Civil na Capital (SPCC), Sebastião Uchôa, enfatizou a importância da qualificação. “Os policiais civis devem ser conscientes da importância de resguardar os direitos humanos de cada cidadão”, sintetizou.
Fonte: Educadora