Políticas de combate ao racismo

Movimento negro em São João da Barra realiza atividades com reflexão aos 130 anos da abolição da escravidão

no SJB

Foto: Fabrício Berto

Representantes da Prefeitura de São João da Barra e do Movimento Negro Unificado (MNU), objetivando a implantação de políticas públicas voltadas para o combate ao racismo, reuniram-se quarta-feira, 02, no Centro Cultural Narcisa Amália. Na pauta, atividades com reflexão aos 130 anos da abolição da escravidão, a serem realizadas no dia 12 de maio, na Antiga Casa de Câmara e Cadeia.

A programação contará com oficinas, palestras e apresentações culturais com o tema, “13 de maio – reflexão pós-abolição”. Uma semana antes do evento, porém, a ideia é visitar escolas do município para que o tema seja discutido entre os alunos.

“A intenção é combater as iniquidades sociorraciais existentes, mostrando a pluralidade étnica e cultural do povo negro, trazendo essa resistência, mas em forma também de alegria contando as histórias boas do negro”, comentou o coordenador do MNU, Gilberto Totinho.

O fato de São João da Barra ser escolhida para sediar o evento deve-se, de acordo com a coordenadora geral do MNU/Campos, Manuelli Ramos, “ao papel exercido no período colonial, principalmente em função do porto, que era um importante entreposto para o escoamento da produção e, também, ponto de chegada da mão de obra escrava para a região até o período em que campos dos Goytacazes foi elevada à categoria de cidade”.

Edivaldo Machado, secretário municipal de Turismo, ressalta a representatividade adquirida por São João da Barra em termos histórico, econômico e cultural no período colonial. “O resgate desses fatos, portanto, contribuirá para uma maior reflexão e conscientização da população contra o racismo”.

As coordenadoras do MNU, Ana Carolinne Tomaz e Jéssica de Oliveira, participaram da reunião. Da Prefeitura estiveram também a coordenadora de Direitos Humanos, Cristiane Monteiro, coordenador de Turismo, Gil Miranda, e os gerentes de Cultura, Alcimar Melo e Geraldo Lopes.

+ sobre o tema

Rede social para negros quer dar visibilidade a políticos e empreendedores

A Black & Black, uma rede social brasileira indicada...

Exposição na Casa França Brasil conta a história do negro no Rio

Mostra reúne 500 peças, como bronzes do Benin, máscaras...

Quilombolas entrarão na justiça por danos morais

Federação Nacional de Associações Quilombolas (FENAQ) entrará com uma...

para lembrar

Em 6 meses, governo identificou 407 mil famílias na extrema pobreza

Após seis meses da criação do programa Brasil Sem...

Imagens e textos reforçam direito à liberdade religiosa no Brasil

Por: Alana Gandra     Rio de Janeiro - A Comissão de...

Governo Federal assegura preservação de direitos do quilombo Rio dos Macacos

Representantes da União reuniram dia 27 com moradores do...

América Latina e Caribe terão observatório sobre afrodescendentes

A decisão de implementar o Observatório foi tirada da...
spot_imgspot_img

Toussaint Louverture, o general negro que libertou o Haiti

Toussaint Louverture liderou a revolução haitiana que conquistou a libertação de dezenas de milhares de escravos negros da antiga colônia francesa no Haiti e abriu caminho...

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante alguns dias me achei feia, como a sinhá sempre dizia que todos os pretos eram...

Caso de dona Maria de Moura pede urgência no combate ao crime de escravidão

Quantas pessoas brancas alguém aqui conhece que passou um, dez, 20, 40, 72 anos em regime análogo à escravidão? Tenho curiosidade em saber. Conte-me nos...
-+=