Político negro recebe ameaças da extrema-direita nas eleições alemãs

Fonte: Notícas UOL –

O partido de extrema direita NPD está ameaçando um membro negro do partido conservador União Democrata Cristã de Angela Merkel, antes das eleições em um Estado do leste alemão, dizendo que ele deve deixar o país. Em uma entrevista para a “Spiegel Online”, Zeca Schall diz que se recusa a ser intimidado.

No início desta semana, o NPD divulgou um comunicado de imprensa sugerindo que gostaria de “conversar diretamente” com Zeca Schall, um membro da União Democrata Cristã (CDU) de Angela Merkel. A foto de Schall aparece ao lado da de Dieter Althaus, o atual premier estadual da Turíngia, em cartazes da CDU criados para as eleições estaduais de 30 de agosto. O NPD também descreveu Schall como o “crioulo simbólico” da CDU.

Na declaração, o NPD também disse que encoraja Schall, que veio de Angola para a Alemanha em 1988 e que se naturalizou alemão há quatro anos, a voltar para seu país natal e começar uma nova vida ali. O partido disse que um morador local deveria estar ocupando seu cargo. Schall é responsável por assuntos de integração -isto é, assuntos envolvendo imigração e multiculturalismo- para a CDU na Turíngia.

Em consequência da declaração do NPD e do que foi entendido como ameaças pouco veladas, a polícia local foi posicionada próxima da casa de Schall, na cidade de Hildburghausen, desde quarta-feira. Apesar disso, membros da cena de extrema direita, incluindo integrantes do NPD, tentaram se aproximar da casa de Schall na quarta-feira, mas foram afastados pela polícia.

Na quinta-feira, o gabinete do promotor público em Meiningen anunciou que investigaria as ações do NPD, sob suspeita de ódio racial, difamação e tentativa de coerção.

Em uma entrevista para a “Spiegel Online”, Schall falou sobre seu choque diante do incidente e o descreveu como um ataque contra a democracia alemã.

Spiegel Online: Em uma declaração para a imprensa, o NPD disse que queria falar com você e “encorajá-lo” a voltar para casa. Eles fizeram isso?
Schall:
Na verdade eles já estiveram aqui, em um carro grande com altofalante, a cerca de 20 metros da porta da frente da minha casa. Mas, felizmente, havia policiais posicionados diante da minha casa e eles os afastaram. Eu estou feliz por alguém estar me protegendo -faz com que me sinta seguro. E parece que a polícia permanecerá diante da minha casa até a eleição.

Spiegel Online: O que passou pela sua cabeça ao ler o comunicado de imprensa?
Schall:
A princípio eu fiquei chocado. Eu nunca encontrei algo assim antes. Eu vejo isso não apenas como um ataque contra mim, mas como um ataque contra toda a CDU e contra todas as forças democráticas da Alemanha.

Spiegel Online: Você está com medo?
Schall:
Não, não estou. Eu estou bem. Eu preciso ser um pouco mais cuidadoso e há uma sensação estranha -mas estou lidando com isso e apenas dando prosseguimento ao meu trabalho.

Spiegel Online: Soa como se você estivesse acostumado a esses tipos de ameaças do NPD.
Schall:
Nem um pouco. Até hoje eu fui poupado de ameaças desse tipo e desse tipo de comportamento hostil. Eu nunca nem mesmo esperei algo assim. Eu acho na verdade que se trata de algo eleitoreiro. O NPD simplesmente deseja chamar a atenção antes da eleição.

Spiegel Online: Depois deste incidente, você ficará contente em ter sua imagem colocada de novo em outdoors eleitorais? Ou isso parece arriscado agora?
Schall:
Nem um pouco. Eu não serei intimidado. Eu sou responsável pela integração no Estado e, assim como Dieter Althaus, eu preciso estar presente para as pessoas deste Estado. É o motivo para minha imagem estar ao lado da dele. As pessoas estão contentes por eu estar no cartaz.

Matéria original: Político negro recebe ameaças da extrema-direita nas eleições alemãs

+ sobre o tema

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe...

Por que ser antirracista é tão importante na luta contra a opressão racial?

O Laboratório de Estudos de Gênero e História, da...

Caixa lança edital de concurso com 3,2 mil vagas para técnicos

A Caixa Econômica Federal publicou nesta quinta-feira (22), no...

Depois de um carnaval quente, é hora de pensar em adaptação climática

Escrevo esta coluna, atrasada, em uma terça-feira de carnaval. A...

para lembrar

O apoio turco às vítimas do racismo na Alemanha

Depois dos atentados racistas contra a famíla Yigit, na...

RS: briga entre neonazistas, skinheads e punks deixa ferido grave

MAURÍCIO TONETTO Direto de Porto Alegre Uma briga de...

Comissão diz que não houve ato ilícito da Justiça ao algemar advogada negra

Desembargador também inocentou a juíza que pediu a prisão...

São Paulo – 31 de agosto o 2º debate Crimes de Racismo ou Injúria?

O 2º debate ''Crimes de Racismo ou Injúria?'' vai...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=