Políticos negros ainda são fortemente marginalizados nos EUA

Enviado por / FonteDo Vermelho 

Cinco anos depois da eleição presidencial de Barack Obama, os políticos afro-estadunidenses continuam hoje em minoria no cenário nacional, de acordo com um estudo publicado nesta terça-feira (30) pelo jornal digital Político.com.

Apesar da primeira família negra na Casa Branca ter marcado uma relativa mudança de paradigma, os afro-estadunidenses estão à beira da extinção no Senado federal e nos governos estaduais, comenta a fonte.

“Desde que Obama venceu as eleições de 2008, nenhum político negro conseguiu ser eleito para o Senado e o único governador afro-americano terá que deixar o cargo este mesmo ano”, agrega o periódico.

O jornal lembra que a mais recente geração de políticos negros foi derrotada nas urnas (prefeito de Washington Adrian Fenty e os deputados Kendrick Meek e Artur Davis) ou abandonaram carreiras por supostos problemas administrativos (Representante Jesse Jackson Jr.).

A situação é particularmente embaraçosa para o Partido Democrata, porque até fevereiro deste ano o único congressista negro no Senado era um republicano, Tim Scott, de Carolina do Sul.

Este fato é socialmente contrastante porque as minorias latina e negra votam geralmente em uma margem de cinco para dois a favor dos democratas.

“Como norma geral, os políticos negros têm um amplo espectro de problemas na hora de contatar eventuais patrocinadores e coletar dinheiro para suas campanhas”, avaliou o congressista Jim Clyburn.

“O caso das mulheres negras que se dedicam à política nos Estados Unidos é muito pior porque enfrentam um duplo obstáculo devido aos preconceitos de gênero e cor”, destacou a representante da Califórnia, Karen Bass.

 

Leia Também: 

Eleito o Primeiro Prefeito Negro Alemão

 

+ sobre o tema

Toni Morrison fala sobre o dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha

Na ousadia de sair do senso comum pode estar...

Manifestantes negros interrompem comício racista de Trump em Chicago

A interrupção do comício eleitoral de Trump, em Chicago,...

Peça com Samuel L. Jackson recria última noite de Luther King

Na última viagem a Londres, a dramaturga Katori Hall...

Conheça os vencedores do Prêmio Abdias Nascimento

Em cerimônia no Teatro Oi Casa Grande, foram conhecidos na...

para lembrar

Amelia Boynton, ativista negra de Selma, morre aos 104 anos, nos EUA

Ícone dos protestos e marchas de 1965, Amelia Boynton...

17 de janeiro: Aniversário de Marting Luther King

Em toda terceira segunda-feira de janeiro, os americanos comemoram...

A força de um legado – Martin Luther King Jr.

A americana Usha Pitts (no centro, na foto acima) é filha de...

Luto pela branquitude

Este é um projeto sério. Todos os imigrantes nos...
spot_imgspot_img

Economista Lisa Cook será a primeira mulher negra na cúpula do Fed

O Senado americano confirmou nesta terça-feira (10) Lisa Cook será a primeira mulher negra na cúpula do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Sua...

Astronauta da Nasa será primeira mulher negra na tripulação da Estação Espacial

A astronauta da Nasa, Jessica Watkins, se tornará a primeira mulher negra na tripulação da Estação Espacial Internacional. Ela deve ser lançada ao espaço em abril...

Eric Adams será o segundo prefeito negro na história de Nova York

Os nova-iorquinos elegeram nesta terça-feira o segundo prefeito negro da sua história. Como já era amplamente esperado, Eric Adams, o ex-policial que conquistou a indicação...
-+=