Políticos negros ainda são fortemente marginalizados nos EUA

Enviado por / FonteDo Vermelho 

Cinco anos depois da eleição presidencial de Barack Obama, os políticos afro-estadunidenses continuam hoje em minoria no cenário nacional, de acordo com um estudo publicado nesta terça-feira (30) pelo jornal digital Político.com.

Apesar da primeira família negra na Casa Branca ter marcado uma relativa mudança de paradigma, os afro-estadunidenses estão à beira da extinção no Senado federal e nos governos estaduais, comenta a fonte.

“Desde que Obama venceu as eleições de 2008, nenhum político negro conseguiu ser eleito para o Senado e o único governador afro-americano terá que deixar o cargo este mesmo ano”, agrega o periódico.

O jornal lembra que a mais recente geração de políticos negros foi derrotada nas urnas (prefeito de Washington Adrian Fenty e os deputados Kendrick Meek e Artur Davis) ou abandonaram carreiras por supostos problemas administrativos (Representante Jesse Jackson Jr.).

A situação é particularmente embaraçosa para o Partido Democrata, porque até fevereiro deste ano o único congressista negro no Senado era um republicano, Tim Scott, de Carolina do Sul.

Este fato é socialmente contrastante porque as minorias latina e negra votam geralmente em uma margem de cinco para dois a favor dos democratas.

“Como norma geral, os políticos negros têm um amplo espectro de problemas na hora de contatar eventuais patrocinadores e coletar dinheiro para suas campanhas”, avaliou o congressista Jim Clyburn.

“O caso das mulheres negras que se dedicam à política nos Estados Unidos é muito pior porque enfrentam um duplo obstáculo devido aos preconceitos de gênero e cor”, destacou a representante da Califórnia, Karen Bass.

 

Leia Também: 

Eleito o Primeiro Prefeito Negro Alemão

 

+ sobre o tema

Políticas afirmativas e forças armadas nos EUA

É instigante a propósito da discussão sobre políticas afirmativas,...

Angela Davis

O nome verdadeiro é Ângela Yvonne Davis, nascida no...

As melhores fotos de Obama nos últimos 8 anos

Poucos empregos parecem ser tão instigantes quanto ter no...

para lembrar

A trajetória

A vida de Barack Obama não foi nada convencional,...

Nós temos um sonho

Para todos os que trabalham pela justiça e pela...

Execução de George J. Stinney, 70 anos atrás, pode ser injusta

Depois que a Carolina do Sul eletrocutou George J....

Escultura de uma histórica mulher negra irá substituir estátua racista em Pittsburgh

Em todo EUA, cidades como Baltimore e New Orleans,...
spot_imgspot_img

Brasil e EUA voltam a articular plano contra discriminação racial; veja como funciona o acordo entre os países

O Brasil e os Estados Unidos promoveram a primeira agenda entre congressistas e a sociedade civil desde a retomada do acordo de cooperação bilateral...

Economista Lisa Cook será a primeira mulher negra na cúpula do Fed

O Senado americano confirmou nesta terça-feira (10) Lisa Cook será a primeira mulher negra na cúpula do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Sua...

Astronauta da Nasa será primeira mulher negra na tripulação da Estação Espacial

A astronauta da Nasa, Jessica Watkins, se tornará a primeira mulher negra na tripulação da Estação Espacial Internacional. Ela deve ser lançada ao espaço em abril...
-+=