População da APA do Curiaú aprova projeto Tambor no Quilombo

Moradores da Área de Proteção Ambiental (APA) do Curiaú participaram neste sábado, 14, no Centro Cultural da localidade, do projeto “Tambor no Quilombo: Turismo, Meio Ambiente, Cultura e Arte”. A finalidade é utilizar o Centro Cultural para dar visibilidade às potencialidades turísticas, valorizando a história e a cultura da comunidade local.

A programação, desenvolvida pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e pelos moradores da APA do Curiaú, contou com cultos, exposições de artes, artesanatos, além de apresentações de Marabaixo, Batuque, samba, capoeira, comercialização de artesanato e culinária.

A secretária da Setur, Helena Colares, explicou que essa já é a 3ª edição do projeto, que a cada encontro reúne mais simpatizantes. “O governo do Estado é comprometido com a população do Curiaú, o resultado disso vem desde a revitalização do espaço do Centro Cultural e, agora, os moradores podem utilizar o mesmo para entretenimento e ainda angariar renda através de seus artesanatos e gastronomia”, enfatizou a secretária.

A artesã Edigleuma Sangel declarou satisfação por mostrar para centenas de pessoas as peças confeccionadas com matéria-prima local. “O projeto nos ajudou a revelar ao público que veio participar do evento a importância de nosso trabalho, sem contar que aumentou ainda mais nossa renda”, comemorou a moradora.

A programação iniciou com o Culto Afrodescendente. Logo após aconteceram as apresentações culturais com danças afrodescendentes, Marabaixo e Batuque. Um espaço foi utilizado para funcionar como um pequeno salão de beleza, onde visitantes e moradores fizeram penteados afros.

 

 

Fonte: Correia Neto

+ sobre o tema

Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal...

Josephine Baker

Josephine Baker (03 de junho de 1906 –...

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

para lembrar

Aláfia, para além da “África teórica”

Por Igor Carvalho, Uma banda que carrega em sua música...

Casa Branca do Engenho Velho

Casa Branca do Engenho Velho, Sociedade São Jorge do...

Iemanjá a Rainha do Mar

Iemanjá é a Rainha do Mar e as suas...

Hoje na história, 15 Dia da Umbanda : Homenagem pede respeito e fim do preconceito

A Câmara realizou nesta segunda-feira (12), sessão solene em...
spot_imgspot_img

Saiba quem é Mayara Lima, a princesa de bateria que viralizou na internet

Mayara Lima, cujo vídeo ensaiando com a bateria da Paraíso do Tuiuti em perfeita sincronia viralizou na última semana, tem só 24 anos, mas mais da...

Semana de 22: clubes negros mostraram um Brasil além de A Negra, de Tarsila

O mês de fevereiro de 1922 foi bastante agitado em São Paulo por conta do início daquele que viria a ser o marco do...

Festival Perifericu celebra processos artísticos LGBTQIA+ realizados nas periferias

São Paulo, janeiro de 2022 - O Perifericu – Festival Internacional de Cinema e Cultura da Quebrada, evento que tem como objetivo valorizar as...
-+=