População negra gasta mais tempo para chegar ao trabalho que a branca

A maior parte da população brasileira leva até 30 minutos para chegar ao trabalho e um minoria gasta mais de uma hora nesse deslocamento. Os maiores percentuais entre os que levam até mais de duas horas de casa ao trabalho são registrados nas áreas urbanas e entre a população negra, revela o Sistema Nacional de Indicadores em Direitos Humanos, cuja primeira divulgação foi feita hoje (11) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Por Mariana Tokarnia no Agência Brasil

Os dados foram coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e objetivam a criação de indicadores que contribuam para a efetividade de políticas públicas destinadas à garantia de direitos humanos.

Segundo o levantamento, 66,2% da população levam até 30 minutos no trajeto de casa para o local de trabalho; 23,1% gastam de 30 minutos a uma hora; 8,4%, de uma a duas horas e 2,2%, mais de duas horas. Os percentuais têm se mantido praticamente constantes desde 2004.

A Região Sudeste registra os maiores tempos de deslocamento. Conforme os dados, 59,4% levam até 30 minutos, 26,5%, de 30 minutos a uma hora, 11,1% entre uma e duas horas e, 2,9%, mais de duas horas. No Sul, 76,7% levam até 30 minutos, 18,1% de 30 minutos a uma hora, 4,3% entre uma e duas horas e 0,9% mais de duas horas.

As pessoas que vivem nas cidades sofrem mais com o deslocamento. Dessas, 8,8% levam de uma a duas horas e 2,3% mais de duas horas para chegar ao trabalho. No campo, apenas 4,4% gastam de uma a duas horas e 1,6%, mais de duas horas.

O levantamento também mostra diferenças entre negros e brancos. Da população negra, 9,2% gastam entre uma e duas horas e 2,4% mais de duas horas para chegar ao trabalho. Entre os brancos, os percentuais são, respectivamente, 7,7% e 2%.

Os dados fazem parte do Sistema Nacional de Indicadores em Direitos Humanos e objetivam monitorar e mensurar a realização progressiva dos direitos humanos no Brasil. Está prevista para os próximos meses a divulgação de estudos referentes à alimentação adequada, educação e participação em assuntos públicos, entre outros direitos.

+ sobre o tema

Exposição ‘África’, debate e oficina homenageiam mês da Consciência Negra

Museus do Pelourinho recebem programação especial Do Catraca Livre Em comemoração...

Heliópolis a partir das 22hs

A loucura... A efervescência, uma cidade dentro de uma...

para lembrar

Não É Pela Moral, É Pela Política E Com A Esquerda Preta!

Professores, pesquisadores e militantes do movimento negro se reuniram...

Carta aberta ao Conselho da Comunidade Negra de São Paulo…

Paulo César Pereira de Oliveira Fonte: Lista Discriminação Racial...

Negros americanos impulsionam turismo na Bahia

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul - Diretor...

Retratos do Brasil Negro

Selo Negro & Livraria Cultura Lançamento da coleção...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=