Por que a escolha de uma atriz negra para ser a sereia Ariel incomoda tanta gente?

Anúncio de Halle Bailey como protagonista da versão live-action do clássico ‘A Pequena Sereia’ deu o que falar nas redes sociais.

por Rafael Argemon no HuffPost

GETTY EDITORIAL Halle Bailey é uma das cantora do duo de R&B Chloe x Halle.

O anúncio de Halle Bailey, uma das cantoras do duo Chloe x Halle, como a interprete da sereia Ariel na versão live-action da animação A Pequena Sereiadeu o que falar nas redes sociais. O motivo? Bailey é negra.

Logo após a notícia, dada pela Disney na noite deste quarta (3), o público se dividiu, mostrando que a questão da diversidade ainda está muito longe de ser encarada como algo natural e necessário. Tanto culturalmente quanto comercialmente.

“Depois de uma extensa pesquisa, ficou muito claro que Halle possui aquela combinação rara de espírito, coração, juventude, inocência e substância. Além de uma voz maravilhosa. Todas as qualidades intrínsecas necessárias para desempenhar esse papel icônico”, disse o diretor Rob Marshall no comunicado da Disney.

Também fazem parte do elenco Jacob Tremblay (vencedor do Critics’ Choice com O Quarto de Jack, em 2016) como o peixinho Linguado;  e a rapper de origem asiática Awkwafina como Sabidão. A comediante Melissa McCarthy está quase fechada para interpretar a vilã Ursula.

A versão em live-action manterá as canções originais do filme original, de 1989, e adicionará composições originais de Alan Menken, autor da trilha da animação, e Lin-Manuel Miranda, que assinou a trilha de Moana – Um Mar de Aventuras (2016).

Nas redes sociais, o anúncio recebeu muitas críticas que foram tachadas de racistas por quem apoiou a escolha de Bailey para o papel de Ariel.

Veja aqui alguns posts que ilustram a discussão:


Se você está incomodado com Ariel sendo negra mas assistiu a incontáveis filmes onde pessoas brancas retratam pessoas etnias diferentes (egípcios, afro-americanos, latinos, asiáticos, etc.), está na hora de cair na real. Você é racista!


Essa garota pode ser 100% Ariel. E se você se incomodou com isso, vá reclamar para sua avó, porque o resto de nós não está nem aí.


A Disney está arruinando tudo para nós. Mantenha como era, por favor!
Não é sobre se negro ou branco, é sobre dar vida a algo de nossa infância.
Mudar detalhes do original e contar uma história diferente.


Primeiro Zendaya como Mary Jane Watson [namorada do Homem-Aranha] e agora Halle Bailey como a Pequena Sereia! E ela também vai cantar. É isso aí!


Disney, sinto muito, mas admirava Ariel quando estava crescendo sendo ela uma garotinha ruiva. Muito chateada com a escolha para o remake. Eu não vou ver isso, você estragou tudo para mim.


Halle tem mais do que comprovado o seu valor e se alguém se queixar de sua escolha devido a cor de sua pele, você não merece assistir a este filme. Ponto final.

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...