Por que a Anistia Internacional entrou na campanha contra a repressão policial aos protestos


por : 

 

Em defesa do direito à liberdade de expressão e manifestação pacífica durante a Copa do Mundo, a Anistia Internacional lançou no início do mês uma campanha mundial que recebeu o incremento de um vídeo nesta semana.

Produzido e editado com imagens coletadas ao longo do ano, o filme faz alusão a uma partida de futebol, entremeada por cenas de violência policial contra manifestantes. O recado final pede que não se pratique “jogo sujo”.

Se talvez um pouco enfraquecido pelo atraso, afinal a presidente Dilma já desistiu da lei que previa rigorosas punições contra vandalismos em protestos (que “soaria como tentativa de criminalizar ou punir manifestações”, como disse o ministro Gilberto Carvalho), a verdade é que a pressão por uma conduta mais branda ainda se faz necessária. Como visto no último dia 15, em que novamente bombas e tiros de balas de borracha foram disparados, ferindo no rosto uma transeunte que sequer na manifestação estava. Patrícia Rodsenko fraturou o nariz e por pouco não teve o olho perfurado.

“As manifestações são uma grande preocupação. A probabilidade delas acontecerem é altíssima, sabemos que irão acontecer, mas não saibamos exatamente qual a proporção. Pode ser que sejam ainda piores que na Copa das Confederações”, disse o delegado Felipe Seixas, coordenador nacional da segurança de grandes eventos da Polícia Federal.

“O governo brasileiro tem o dever de assegurar o direito à liberdade de expressão e manifestação pacífica de todas as pessoas durante a Copa do Mundo”, afirmou Atila Roque, diretor executivo da Anistia Internacional no Brasil. “É urgente regulamentar o uso das chamadas armas ‘menos letais’, que têm sido usadas amplamente, e garantir treinamento adequado das forças de segurança para o policiamento dessas manifestações, além de assegurar mecanismos eficazes de responsabilização nos casos de uso excessivo ou desnecessário da força e outros abusos cometidos por agentes do Estado.”

A Anistia Internacional tem documentado casos de violência policial nos protestos desde junho passado e em sua página lembra que no dia 28 de março deste ano, o Brasil, como um membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU, votou a favor da Resolução 25/38, sobre a promoção e proteção dos direitos humanos no contexto dos protestos pacíficos. Ali, vale destacar:

• Convoca os países a promoverem um ambiente seguro para o exercício da liberdade de expressão, associação e manifestação pacífica, assegurando que a legislação nacional esteja em conformidade com as obrigações e compromissos internacionais assumidos e estabeleça de maneira explícita mecanismos efetivos para a garantia desses direitos.

• Expressa preocupação sobre a criminalização, em todas as partes do mundo, de indivíduos e grupos, por terem organizado ou se posicionado em protestos pacíficos.

• Reforça que protestos pacíficos não devem ser vistos como uma ameaça, incentivando os países a se engajarem em um diálogo aberto entre manifestantes, autoridades locais e agentes da lei.

• Convoca os países a investigarem qualquer morte ou dano significativo durante os protestos, incluindo aqueles que são resultado do uso da força pelos funcionários que exerçam funções de aplicação da lei.

• Convoca os países a garantirem formação adequada, incluindo as leis internacionais de direitos humanos, para os funcionários que exerçam funções de aplicação da lei e são designados para lidar com manifestações públicas.

Sobre o Autor

mauro

Jornalista, escritor e fotógrafo nascido em São Paulo.

Fonte: DCM

+ sobre o tema

É impossível promover direitos humanos sem proteger as mulheres

Medo e trauma de experiências de violência muitas vezes...

Negros são mais condenados por tráfico e com menos drogas em São Paulo

Levantamento inédito analisou 4 mil sentenças de tráfico em...

Encontro nacional debate estratégias para fortalecer organizações da sociedade civil

A Constituição brasileira de 1988 só tem a abrangência...

para lembrar

Dado racial em documento trabalhista é passo no combate a desigualdades

Em 20 de abril de 2023, o governo federal sancionou...

Fotógrafo vítima de racismo procura OAB/RJ e tem caso revertido

Em 8 de dezembro de 2010, o fotógrafo Izaqueu...

Guerra à periferia

Em 2012, após o PCC executar dezenas de policiais,...

Diretor da Anistia Internacional diz que letalidade da PM paulista é escandalosa

Letalidade da PM é escandalosa, diz diretor da Anistia...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Instituto Odara lança dossiê sobre a letalidade policial que atinge crianças negras na Bahia

O Odara - Instituto da Mulher Negra torna público o documento “Quem vai contar os corpos?”: Dossiê sobre as mortes de crianças negras como consequência...
-+=