Por que o brasileiro ainda pensa em imigrar? Por Lily Green

 

Para muitos estrangeiros, o Brasil parece a Terra Prometida. Um país que se desenvolve rapidamente e cheio de oportunidades de emprego.

Em várias reportagens no exterior, foi retratado como um país que, mais uma vez, atrai imigrantes de várias partes do mundo.

 

Mas, para minha surpresa inicial, não faltam brasileiros que querem sair do país! O que explica esse desejo de deixar o Brasil quando parece haver mais oportunidades aqui do que no exterior?

A resposta para esta pergunta me parece ser complexa (e seria legal ler o que vocês têm a dizer), mas, depois de muitas conversas, descobri um aspecto interessante sobre o qual ainda não havia pensado.

Muitos que deixam o Brasil não o fazem como resultado de um cálculo matemático de ganho financeiro, mas, sim, em busca de um estilo de vida diferente.

Por que o brasileiro ainda pensa em imigrar?

Luce é uma dessas brasileiras que me surpreenderam com seu desejo de imigrar. Ela passou um período estudando na Holanda, com uma bolsa de sua universidade, e espera voltar para lá em breve.

Gostou da maneira mais direta dos holandeses e de uma certa disposição em não seguir padrões vista por lá.

Quando perguntei a ela o que considera a melhor e a pior coisa do Brasil, recebo uma resposta interessante, esclarecedora em sua complexidade.

“A melhor coisa são as pessoas. A pior, a mentalidade das pessoas!”

Interpretei que se referia, por um lado, aos fortes laços que unem as pessoas. Por outro, estes mesmos laços podem tornar muito difícil a tarefa de ir contra os padrões da sociedade. E para você? O que é o pior e o melhor do Brasil?

 

 

Fonte: BBC Brasil

 

Uma inglesa brasileira

+ sobre o tema

Quando raposas tomam conta do galinheiro, por Maurício Pestana

por Maurício Pestana  A expressão acima, dito popular...

Obama para de fumar e Michelle está ‘orgulhosa’

A luta contra o vício foi um dos temas...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

para lembrar

No dia D, Romney e Obama ainda disputam votos

por Rodolfo Borges Uma eleição em aberto. As pesquisas de...

Serra prepara saída e blindagem do governo

Por: FÁBIO ZAMBELI Tucano, que deixa o...

Michelle Obama: “Os homens de minha vida não falam assim sobre as mulheres”

Há emoção nos comícios de Michelle Obama a favor...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=