Guest Post »

Porque representatividade importa! Como desenhar personagens negros sem cair em esteriótipos

Porque representatividade importa até na sua arte.

no Almanaque SOS

Até pouco tempo, era quase impossível encontrar negros em papéis de destaque.

Devido ao preconceito e a falta de oportunidade, médicos, juízes ou empresários de sucesso eram extremamente raros dentro da comunidade negra, sem contar os personagens sempre associados aos esteriótipos muitas vezes negativos.

Mas atualmente a representatividade vem fazendo a diferença e mudando essa realidade. Para a população negra é importante ter um representante de sua raça, seja em uma profissão de destaque, em um programa de TV ou em um personagem dos quadrinhos, por exemplo.

Ter a possibilidade de se identificar pode impactar de maneira benéfica milhares de pessoas, em especial às crianças, que enxergam um modelo a ser seguido, livre de esteriótipos preconceituosos.

O filme “Pantera Negra“, que tem pessoas negras na direção, roteiro e elenco principal, é um excelente exemplo disso. A produção reacendeu a esperança de milhares de crianças, jovens e adultos ao redor do mundo, que puderam ver atores negros em papel de destaque, heróis fortes e sua incrível cultura de maneira sublime nas telas do cinema.

Para a fomentar ainda mais a representatividade, a ilustradora, conhecida como Luc, publicou em seu perfil do Twitter uma série de ilustrações como algumas dicas ensinando como desenhar personagens negros.

Como desenhar personagens negros sem cair em esteriótipos

Luc – Twitter

Olá! Muitas pessoas vêm até mim com pedidos de dicas para colorir a pele escura, então estou aqui com esse pequeno tutorial!

Antes de começar a escrever uma resposta adequada, lembre-se que não saber colorir uma pele negra não significa que você seja intrinsecamente racista. Você provavelmente só não praticou o suficiente!

Aqui estão algumas dicas que me ajudam!

Luc – Twitter

Colorir o personagem primeiro de branco e depois ir diminuir o brilho para escurecer a pele…

Normalmente isso deixa um aspecto bastante grosseiro ao desenho. Tente não fazer isso.

Luc – Twitter

Quanto a escolher cores para a pele escura… Provavelmente há uma maneira mais precisa de fazer isso, mas eu costumo ir dando uma olhada no desenho, até que a cor pareça natural.

Isso vem graças a muita prática, então, provavelmente vai demorar um pouco para você conseguir ter essa percepção.

De qualquer forma, se isso ajudar, minhas escolhas de cores geralmente estão em torno desse alcance (olhe o círculo colorido na ilustração acima) se eu estiver trabalhando com uma paleta natural.

Luc – Twitter

Dito isto, não há realmente “uma” cor correta para usar na hora de pintar uma pele negra. A pele negra é muito variada! Brinque com tons suaves, sombras, etc. Aqui estão alguns exemplos!

  • Tom negro médio-escuro com tons suaves de rosa

  • Tom negro médio-escuro com tons suaves de vermelho

  • Tom negro com tons quentes suaves

  • Tom iluminado com toques suaves de um tom amarelado quente

  • Tom escuro com toques suaves de tons frios

 

Luc – Twitter

A pele das palmas das mãos e das plantas dos pés das pessoas negras são tipicamente mais claras que o resto de toda a pele.

Luc – Twitter

O tipo de lábio é uma característica que varia muito de pessoa para pessoa. Alguns tons de lábios se misturam muito bem com tom do resto da pele do rosto, mas às vezes, o lábio superior é mais escuro, às vezes o lábio inferior é mais claro.

Geralmente, uma boa regra é que o lábio inferior é mais rosa na parte interna e vai ficando mais escuro conforme o lábio vai aparecendo do lado de fora da boca.

Luc – Twitter

Tente não pintar os lábios das pessoa negras de rosa muito “vivo”. Isso não é certo pois esta forma de colorir é originária de caricaturas racistas e ofensivas.

Luc – Twitter

Quanto mais escura for o tom da pele de seu personagem, geralmente menos você deve fazer o efeito “blush”.

Mesmo assim, eu ainda faço o blush em meus personagens negros como uma escolha estética.

Em vez de colocar uma sobreposição vermelha, eu costumo usar o próprio tom de pele do personagem para o blush, multiplicando uma camada e ajustando a opacidade até parecer mais natural.

Luc – Twitter

A pele negra tende a refletir a luz.

Em vez de clarear a pele toda, dando um aspecto chapado ao personagem, pense nesse efeito da pele mais como uma superfície que gera reflexo e mostre a luz como se estivesse se refletindo.

 

Luc – Twitter

Estude a arte de como colorir pessoas negras com artistas negros!

Ver a forma como os negros reais representam suas próprias características é uma boa maneira de evitar que você faça caricaturas.

A hashtag #drawingwhileblack, no Twitter, é um bom lugar para observar o trabalho de artistas negros!

Fonte(s): Luc – Twitter

Artigos relacionados