PORTUGAL: Racismo nas polícias cria tensão no maior sindicato da PSP

Alguns agentes ameaçaram sair da ASPP por causa dos alertas do vice-presidente, Manuel Morais, sobre o racismo e a xenofobia das forças de segurança

Por: Valentina Marcelino, do DN

Foto ÁLVARO ISIDORO

O agente principal da PSP e vice-presidente da Associação Sindical de Profissionais de Polícia (ASPP), que confirmou numa tese de mestrado a existência de racismo e xenofobia nas polícias, pôs lugar à disposição na direção do sindicato, depois de ter sido alvo de críticas internas pela sua denúncia. Em entrevista ao DN, Manuel Morais, licenciado em Antropologia e operacional do Corpo de Intervenção, tinha revelado conclusões do seu estudo sobre a ação policial nas zonas urbanas sensíveis.

O momento da entrevista – que coincidiu com o início do julgamento dos 17 polícias de Alfragide acusados de racismo e tortura – acabou por marcar as eleições do sindicato, o mais representativo desta força de segurança, que decorreram há uma semana. O presidente da ASPP, Paulo Rodrigues, não aceitou a demissão do seu vice e a sua direção acabou por ser reeleita sem redução de votos.

“Há elementos das várias forças de segurança que exteriorizam as suas ideias racistas e xenófobas, usam tatuagens e simbologias “neonazis”, pertencem a grupos assumidamente racistas, isto é do conhecimento de todos e infelizmente as organizações nada fazem para expurgar estes “tumores” do seio das forças de segurança. Pergunte-se à IGAI, à PSP, à GNR, à Guarda Prisional ou a qualquer outra força o que fazem quando são detetadas estas situações. Nada, não fazem nada”, sublinhou Manuel Morais na entrevista. Alertava ainda para o facto de “os preconceitos” perturbarem “o olhar e a ação dos profissionais da Polícia”.

Contactado pelo DN, Paulo Rodrigues não quis alargar muito mais o seu comentário, além daquilo que a direção da ASPP escreveu num comunicado, publicado na página oficial da internet. “A ASPP está e estará sempre disponível para debater qualquer tema de forma a melhorar, caso seja necessário, o serviço prestado pelos profissionais aos cidadãos”, sublinhou. No comunicado, o sindicato salienta que as conclusões do estudo de Manuel Morais foram resultado de inquéritos conduzidos em 2012 e não dizem apenas respeito à PSP. Diz ainda que “os polícias não têm de ter reservas em relação aos resultados dos estudos. Até porque, por diversas vezes, foram publicados estudos com resultados que não correspondiam à verdade (ainda recentemente sobre o alcoolismo) e que, inteligentemente”, souberam “contrariar com atitudes e posturas à altura da nossa dignidade como profissionais de polícia.

Nas redes sociais, multiplicaram-se os comentários e as ameaças, principalmente nos grupos de Facebook dos polícias, onde a entrevista foi repetidamente partilhada. “A confirmar deixo de ser sócio da ASPP!”; “Só espero que não haja colegas nesse julgamento representados por esse sindicato”; “Só aguardo a veracidade desses factos para deixar de ser associado da ASPP”; “Pôr o herói a patrulhar a Cova dia e noite a pé. Isso sim”; “É triste ver os nossos a enterrar os nossos só para ficar bem na foto”, são alguns exemplos dos posts num dos grupos fechados de agentes da PSP.

Manuel Morais também respondeu: “Estou há três décadas nesta polícia e estou disponível para lutar por forças de segurança mais democráticas e mais cívicas. Tenho em mente discutir esta problemática em seminários, abertamente e sem preconceitos. Ficarei muito feliz se não tiver razão nas conclusões a que cheguei no meu trabalho de mestrado”, desafia.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Médico é identificado como suposto autor de racismo e ofensa em Brasília

  A Polícia Civil identificou o homem acusado...

Ativistas protestam contra racismo no Fashion Rio

Cerca de 15 manifestantes chegaram ao local vestidos com...

Mais um caso de racismo em rede social

No ultimo domingo as cantoras Pepe e Nenem...

ONU alerta para ameaça de racismo durante as Olimpíadas

  Eleutério Guevane, da Rádio ONUO relator da...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=