Estudo aponta aumento de casos de racismo no futebol da Rússia no ano da Copa

À medida que a Rússia se preparava para receber o mundo em sua Copa, em 2018, observadores registraram uma alta no número de incidentes racistas e homofóbicos no futebol do país anfitrião do principal torneio do futebol.

Do Isto É

Foto: Reprodução/ Salgueiro FC

Um estudo publicado nesta quarta-feira pelas entidades Fare Network e Sova Center indicam que, ainda que a discriminação de uma forma geral tenha dado sinais de queda, os casos de racismo registraram elevação em 2018. No total, 19 incidentes foram identificados na temporada 2017/2018. Em 2016/2017, apenas dois casos tinham sido registrados, contra dez entre 2015 e 2016.

As entidades são parceiras da Fifa e da Uefa no monitoramento do racismo no futebol. Mas criticaram os organizadores da Copa por terem “perdido a oportunidade” de mudar a cultura do futebol na Rússia.

A xenofobia da torcida russa foi sempre um elemento de preocupação entre os organizadores da Fifa. Mas, para os dirigentes de Moscou, esse problema não existiria e não seria diferente do que já é a realidade em outros países europeus. Agora, porém, o levantamento aponta para o fato de que esse comportamento parece ser cada vez mais comum nas arquibancadas.

Um dos casos mais emblemáticos envolveu o goleiro Guilherme Marinato. Nascido no Brasil e naturalizado russo, ele foi alvo em duas ocasiões de gritos imitando macaco enquanto jogava pelo Lokomotiv Moscou, contra o Spartak Moscou. “Banana, banana. Por que diabos a seleção russa precisa de um macaco?”, atacaram os torcedores.

Guilherme chegou a participar da Copa das Confederações, pela seleção russa em 2017. Ele ainda foi o primeiro jogador fora dos territórios da ex-União Soviética a defender a seleção do país.

Em março, os jogadores da seleção francesa também foram alvos de ataques racistas e sons que imitavam macacos durante amistoso contra a Rússia. A federação russa acabou sendo multada em US$ 30 mil(cerca de R$ 110 mil, na cotação atual) pela Fifa.

O levantamento também aponta para o caso das ofensas recebidas pelo jogador do grupo sub-23 do Liverpool, Bobby Adekanye, o que levou a seleção inglesa a preparar seus jogadores para eventuais atos de racismo durante a Copa.

Os casos não se limitam ao campo. De acordo com a Fare, uma autoridade russa declarou à imprensa local que seu clube de Vladivostok se recusaria a contratar jogadores negros.

+ sobre o tema

para lembrar

60% dos negros dizem ter sofrido racismo no trabalho, aponta pesquisa

Mais da metade dos profissionais negros admite já ter...

Com pressa de usar banheiro público mulher chama criança de “preto” e acaba presa por atitude racista

Por:  Luiz Junior       A prisão aconteceu no último domingo (15)...

“Cara de empregada. Não era pra tá ai” : Negra, Miss Brasil sofre ofensas

Negra, de cabelos cacheadas e piauiense, a nova Missa Brasil...

Unesco e Barcelona lançam campanha contra racismo

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=