Pós-graduanda do Curso de História recebe prêmio da Fundação Palmares

O Concurso da renomada Fundação Palmares premiou Amanda Palomo Alves e a brindou com a publicação de sua dissertação de mestrado “O Poder do Negro na Pátria Verde e Amarela: musicalidade, política e identidade em Tony Tornado”, defendida no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá, sob orientação da Profa. Dra. Sandra C. A. Pelegrini.

A banca examinadora da dissertação premiada contou com a presença dos professores Dr. Alexandre Fiúza e Dra. Hilda Pívaro que apresentaram significativas contribuições ao estudo que se debruçou sobre a produção musical que colocava em pauta o preconceito étnico – racial no contexto da censura e da repressão política, desencadeada na vigência do governo militar no Brasil. Os embriões da pesquisa nasceram no Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural – CEAPAC/UEM, coordenado pela Dra. Pelegrini, onde Amanda Alves segue atuando como investigadora e desenvolvendo outras atividades de ensino e extensão.

Para Pelegrini, pós-doutora em Patrimônio Cultural pela UNICAMP: “Amanda têm um futuro promissor pela frente. Seu empenho, disciplina acadêmica e carisma são notáveis! Os estudos que ela desenvolveu, sob a minha orientação, têm resultado em publicações, participações em congressos e minicursos sobre temas super atuais e relevantes para a sociedade, tais como as expressões artísticas, as identidades e os bens culturais afro-brasileiros”.

Amanda Alves que já prepara seu projeto de doutorado continuará pesquisando aspectos da história e da cultura negra no Brasil e na África.

 

Fonte: DHI

+ sobre o tema

para lembrar

SP lidera “exportação” de alunos para outros Estados

2.531 paulistas se matricularam em instituições federais fora do...

Nota de apoio á greve de fome e mobilização estudantil na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

REIVINDICAÇÕES DE QUEM TEM FOME: Via Facebook  Nós, estudantes independentes da...

Apenas 49% dos jovens concluíram ensino médio até 19 anos em 2013

O índice, no entanto, vem apresentando melhora ao longo...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=