Pós-Obama, negros estão mais otimistas quanto ao futuro

Pesquisa divulgada ontem mostra também que a avaliação do presidente é pior entre os brancos

JANAINA LAGE

Os negros americanos estão mais otimistas em relação ao seu progresso no país, à redução de diferenças de padrão de vida e ao futuro, revela pesquisa divulgada ontem pelo Centro de Pesquisas Pew. Segundo o estudo, a eleição do primeiro presidente negro dos EUA, Barack Obama, foi um dos fatores responsáveis pela mudança na percepção dos americanos.

Em 2007, 20% dos negros afirmavam estar melhor do que há cinco anos. Em 2009, esse patamar mudou para 39%. Esse crescimento é o maior já registrado nos últimos 25 anos.

Da mesma forma, o percentual de entrevistados que avaliam que o futuro para os negros americanos será melhor saltou de 44% para 53% no mesmo período.

Um dos resultados mais surpreendentes da pesquisa se refere à diferença de padrão de vida entre negros e brancos. Atualmente, 56% afirmam que a distância diminuiu, mas indicadores econômicos como o percentual da renda média dos negros em relação ao dos brancos mostram que a avaliação não se sustenta. Em 2000, a renda média familiar dos negros correspondia a 64,8% da renda dos brancos. Em 2008, o percentual caiu para 61,8%.

Diferenças econômicas à parte, 60% dos negros e 70% dos brancos afirmam que, nos últimos dez anos, os valores dos dois grupos se tornaram mais parecidos.

A avaliação do presidente é um dos pontos de divergência mais marcantes entre brancos e negros. No geral, o percentual de entrevistados com opinião favorável em relação a Obama caiu de 79% em janeiro de 2008 para 65% em novembro do ano passado. O resultado mostra uma tendência semelhante ao que foi visto na pesquisa do instituto Gallup, em que a aprovação ao trabalho do presidente caiu de 68% para 50% no começo deste ano.

Os dados mostram que a decepção com o presidente foi maior entre os brancos. De abril a novembro do ano passado, o percentual de negros com opinião favorável em relação a Obama caiu de 96% para 95%. Entre os brancos, o percentual passou de 66% para 56%.
Os dois grupos divergem até mesmo sobre a cor do presidente. Apenas 24% dos brancos dizem que Obama é negro. Entre os negros, esse percentual sobe para 55%.

Com a melhora na percepção dos negros nos EUA tanto em aspectos sociais como econômicos, a pesquisa revela que os latinos são o grupo mais citado quando se fala em discriminação -são mencionados por 23%, contra 18% dos negros.

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Dissimulação e hipocrisia

Edson Lopes Cardoso fonte: jornal Irohin - Opinião data: 25/04/2009 Foto: Fabiana...

A Carta e o SUS

Há problemas, mas nenhum país de mais de 100...

120 mil analfabetos em SUS

por Fátima Oliveira, comentário enviado por e-mail no site do...

Serra chama negros tucanos ao Palácio para abafar crise

Fonte: Afropress     S. Paulo - A crise aberta com as...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=