PP abandona Serra e fecha apoio informal a Dilma

PSDB sondava o partido e chegou a cogitar dar a vaga de vice do tucano em troca


Último partido a definir seu destino na corrida presidencial, o PP decidiu que não se coligará formalmente com PT ou PSDB nesta disputa. Apesar de integrar a base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e controlar o Ministério das Cidades, o partido não obteve consenso entre seus diretórios para fechar aliança em torno da petista Dilma Rousseff.

 

Para atenuar o problema, a legenda vai declarar seu apoio político à campanha da candidata do PT com a realização de um evento partidário nacional a seu favor, já que a maioria dos diretórios estaduais prefere se aliar a ela. O gesto, na prática, não serve para repassar a Dilma o tempo de propaganda eleitoral na televisão (1 minuto e 38 segundos), que não irá para nenhum candidato.

 

O ministro das Cidades, Márcio Fortes, um dos principais aliados da petista dentro do partido, afirmou que o mais importante é o compromisso para mobilizar as regiões.

 

– A diferença do apoio que daremos a Dilma para uma coligação formal é muito pequena. Isso se resume apenas ao tempo de televisão que ela não terá. Mas o mais importante é ocompromisso que o partido assumirá de mobilizar suas bases para tornar vitoriosa a campanha de Dilma.

 

A campanha do tucano José Serra também disputava o apoio do PP e chegou a oferecer a vaga de vice na chapa para o senador Francisco Dornelles (RJ), presidente da legenda. A proposta interessava principalmente aos diretórios do PP em Minas Gerais e na Região Sul, bastante influentes dentro da legenda e mais alinhados politicamente com a candidatura tucana.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Tribunais dizem que Trump não é rei

Na política ninguém renuncia ao poder voluntariamente. Essa premissa...

Musk sugere anistia para policial que matou George Floyd

O bilionário Elon Musk sugeriu repesar a condenação da...

Redução da jornada de trabalho ajudaria quebrar armadilha da baixa produtividade?

Exemplos de países desenvolvidos não dizem muito sobre qual seria...

A escalada das denúncias de quem trabalha sob calor extremo: ‘Imagina como ficam os trabalhadores soldando tanques’

Na segunda-feira (17/2), enquanto os termômetros de São Paulo batiam...

para lembrar

Transporte ao estádio é ponto fraco na avaliação de estrangeiros

O transporte aos estádios das seis cidades-sede da...

Programa Brasil sem Miséria terá orçamento anual de R$ 20 bilhões

Nathalia Passarinho Orçamento anunciado por ministra inclui o programa...

Dilma vai à festa de natal de catadores e população de rua

A presidente Dilma Rousseff esteve na manhã desta sexta-feira...

Governo divulga ações para lideranças religiosas de matriz africana

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) apresentou para lideranças religiosas do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (15), a Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro...

O Congo está em guerra, e seu celular tem a ver com isso

A Guerra do Congo é o conflito mais mortal desde a Segunda Guerra Mundial, mas recebe bem menos atenção do que deveria —especialmente se comparada às guerras...

Debate da escala 6X1 reflete o trabalho em um país de herança escravista

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (25), o texto da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que quer colocar fim à...
-+=