“Precisamos encorajar talentos a saírem das periferias e buscarem as grandes empresas”, diz Rachel Maia

Empresária compôs a mesa de discussão sobre o Panorama Mulher 2018, que analisou a presença das mulheres na presidência das empresas

Por Laura Prado Do Época Negócios

RACHEL MAIA, EX-CEO DA PANDORA, NA APRESENTAÇÃO DO PANORAMA MULHER 2018 (FOTO: ITS PHOTO/LEANDRO ARRUDA)

Somos as mesmas em várias batalhas.” Foi o que disse Rachel Maia, ex-CEO da Pandora e um dos principais símbolos de representatividade feminina e negra em grandes empresas, sobre o pequeno número de mulheres negras na plateia. A empresária foi uma das convidadas da apresentação do Panorama Mulher 2018, estudo da Talenses e do Insper que concluiu que apenas 18% das empresas brasileiras têm mulheres como presidentes.

“Nós nos fortalecemos vendo umas às outras”, completou. Essa, segundo ela, é a resposta para quem pergunta sobre as mazelas que sofreu e sobre como conseguiu fazer a diferença. “O que me fez estar na mesa com investidores foi o meu currículo. O que me fazia querer ir para o hotel e ficar fechadinha era ser a única. Nós precisamos ver os nossos para nos fortalecer.”

As falas refletem o cenário mostrado pelo estudo, que analisou empresas com sede no Brasil, na América do Norte e na Europa. A média geral de mulheres na presidência é de 15%. Em seu segundo ano consecutivo, a pesquisa também concluiu que, entre todas as empresas, apenas 7% têm um negro ou negra como presidente. A amostragem não permitiu um recorte de gênero no dado, mas a baixa presença feminina no cargo dá indícios de que ele seria significativamente menor.

Uma mudança no cenário depende, principalmente, da mudança de mentalidade das empresas e da sociedade. Mas a coordenadora também aponta as mulheres como agentes de transformação – e Rachel Maia concorda. “Nós não precisamos necessariamente dizer que eles têm que nos engolir, e eles não têm que nos aceitar em função do gênero. Precisamos mostrar, através de qualificação, o porquê de devermos sentar nessa principal carreira.”

Isso, segundo ela, também se aplica à raça. Mais do que impor a presença, seria necessário mostrar que ela está ausente – as causas para isso, porém, seriam “outra história”, incluindo fatores sociais e a necessidade de empoderar jovens periféricos. “Precisamos encorajar talentos a sairem das periferias e buscarem as grandes empresas”, defende.

A empresária explica que as mudanças não dependem apenas de convicções e boa vontade. Em muitos casos, um presidente se depara com gestores que não se convencem da importância das medidas. “Muitas vezes é a caneta que tem que falar. As coisas são impositivas no início para que eles façam que ela entre e acelere”, diz. Estar presente, mostrando por que e como colocá-las em prática, seria um fator ainda mais decisivo.

Em entrevista a Época NEGÓCIOS, ela falou sobre a experiência que teve ao incluir pessoas com deficiência nas lojas da Pandora, quando ainda era CEO. “Eles diziam ‘e se tivermos que carregar caixa?’, e eu dizia ‘se vocês têm sete na loja, coloquem os outros seis para carregar'”.

Em relação à presença feminina, Pedro Pittella, diretor de RH da Sanofi no Brasil, também apontou a necessidade de as ações irem além das políticas da empresa. Segundo ele, garantir que em todo painel de seleção haja ao menos uma mulher como entrevistadora é uma das medidas possíveis. O estudo do viés inconsciente é outra delas. “Estamos fazendo treinamentos sobre isso para todos os times de RH e está sendo muito interessante. Nós começamos a nos dar conta do que não sabíamos, e é muito mais do que fato sabíamos.”

Por fim, Rachel Maia aponta que o princípio de respeito é o ponto inicial de tudo. “Muitas vezes você tem que impor essa questão de respeitar o próximo para que, daqui um tempo, ela seja default [padrão]”.

+ sobre o tema

Concursos públicos oferecem 35 mil vagas com salários de até R$ 12 mil

Candidatos podem disputar oportunidades de emprego em 21 Estados Estão...

“Cuidados” como balizadores da atenção em saúde

Compartilho trechos do capítulo “Política médica”, que escrevi no...

Pandemia deixa mais da metade das mulheres fora do mercado de trabalho

O efeito devastador da Covid-19 sobre o emprego –em...

‘Não sou seu filho, sou sua vítima’: o reencontro de jovem com pai que o infectou com HIV

Quando o pai de Brryan Jackson injetou uma seringa...

para lembrar

A mídia estragou a oposição

Por Luciano Martins Costa Os jornais de quarta-feira (22/10) fazem...

Cracolândia: Justiça suspende despejo no centro de São Paulo

Após manifestação juíza suspende despejo de famílias marcado para...

IR pode ser direcionado à garantia de direitos da criança e do adolescente

O Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas...

150 líderes evangélicos rejeitam publicamente Marco Feliciano

Mais de 150 lideranças evangélicas assinam documento pedindo a...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=