Prefeitura de São Paulo abre inscrições para Amplifica Cine com aporte financeiro de R$42.500

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Programa vai selecionar até 24 negócios para um processo de aceleração de seis meses

A segunda edição do Amplifica Cine, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, já está com as inscrições abertas. O programa vai oferecer um aporte financeiro de R$42.500 para cada um dos até 24 negócios selecionados, além de mentorias, oficinas, rodadas de negócio e conexão com agentes do mercado nacional e internacional. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, pelo site adesampa.com.br/amplificacine.

O programa oferece aos selecionados oportunidade de desenvolver suas capacidades empreendedoras dentro do audiovisual, com o objetivo de transformar seus negócios com ações voltadas para cinema, TV e novas mídias, e busca fortalecer o setor na cidade de São Paulo, fomentando a cadeia produtiva, principalmente nas periferias. 

“A economia criativa é um dos segmentos que mais tem crescido nos últimos anos. Fomentar, apoiar e patrocinar o desenvolvimento de propostas criativas é fundamental para que tenhamos um mercado mais diverso e inclusivo, dando oportunidades inclusive para as pessoas que estão nas regiões mais afastadas da cidade”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “O Amplifica Cine chega para encontrar grandes potenciais criativos nas periferias da cidade e apoiá-los, do começo ao fim, para que sejam negócios inovadores e sustentáveis”, complementa.

O Amplifica Cine é uma iniciativa da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), em parceria com a Spcine, empresa pública de fomento ao cinema e audiovisual paulistano, entidades ligadas às Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Cultura. 

“A cidade de São Paulo concentra grandes talentos do audiovisual que apenas precisam de uma oportunidade para se desenvolver, se tornar mais competitivos e possibilitar parcerias e coproduções com os grandes nomes do setor. O Amplifica Cine é uma importante ferramenta que busca reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo desses talentos, além de impulsionar novos negócios e criar pontes de relacionamento com os principais agentes do mercado”, afirma o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

Já Viviane Ferreira, diretora-presidente da Spcine afirma que “é  extremamente gratificante para a Spcine ser parceira de programas como o Amplifica Cine, que estão em consonância com a nossa política de Formação por contemplar as dimensões técnica, empreendedora e artística do audiovisual. Será uma oportunidade perfeita para conhecermos propostas criativas e inovadoras que vão contribuir para deixar o nosso setor ainda mais diverso”. 

Seleção – O Amplifica Cine é pensado para as mais diversas jornadas, desde coletivos audiovisuais que produzem com baixo ou nenhum orçamento, até as produtoras e estúdios com um nível um pouco maior de estruturação. Cada equipe selecionada deverá ser composta por, no mínimo, dois membros, que deverão participar de, pelo menos, 85% das todas atividades propostas pelo programa. Os inscritos devem ter mais de 18 anos e residir na cidade de São Paulo por, pelo menos, 2 anos. 

O aporte financeiro deverá ser utilizado conforme orientação recebida durante as mentorias, a fim de melhorar os processos produtivos, tais como: compra de equipamentos, investimento em mão-de-obra especializada, marketing e comunicação e outros tipos de investimentos que possam alavancar os resultados do negócio. 

Programação – Durante o programa, serão realizados três diagnósticos da situação dos negócios acelerados, com o intuito de elaborar mentorias individuais e personalizadas que atendam as necessidades de cada um. Além disso, serão realizadas oficinas coletivas (presenciais e remotas) abordando tópicos de Gestão de Negócios, “Pitch” e temas específicos do setor audiovisual.

Ao final da aceleração, os coletivos apresentarão os pitches de saída sobre o negócio a uma banca de avaliadores formada por representantes da Ade Sampa, Spcine e parceiros atuantes no ecossistema empreendedor. Em seguida, acontecerá a rodada de negócios com players do mercado e possíveis investidores, para que os acelerados tenham a oportunidade de vender suas ideias e firmar possíveis parcerias.

Durante os seis meses de aceleração e também após esse período, o programa ainda prevê a participação dos acelerados em feiras e eventos nacionais e internacionais de relevância para o setor audiovisual.

Sobre a Ade Sampa

A Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento) é uma entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e tem o objetivo de fortalecer e apoiar os micro e pequenos empreendedores que possuem ou querem abrir um negócio nas periferias da cidade de São Paulo. 

A agência realiza programas de aceleração e residência, conta com atendimento personalizado para o microempreendedor, oferece cursos e treinamentos gratuitos sobre empreendedorismo para a estruturação e gestão de negócios, além de contar também com os Teias, espaços de trabalhos gratuitos espalhados pela cidade de São Paulo, com toda a infraestrutura necessária e conteúdo sobre o universo empreendedor.

Sobre a Spcine 

A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.    

+ sobre o tema

Sudanesas recuperam espírito de antigas rainhas e lideram revolução no país africano

As sudanesas desempenharam um papel de liderança no movimento...

Africanos conhecem tecnologia

Pesquisadores de quatro países da Àfrica estão em Campina...

Atriz Ruth de Souza morre no Rio aos 98 anos

Morreu neste domingo (28) a atriz Ruth de Souza,...

Piedad Córdoba presentó demanda de nulidad ante Consejo de Estado

COLPRENSA Piedad Córdoba, exsenadora.   Compartir1 En la...

para lembrar

Os 40 anos de independência de Moçambique

Os moçambicanos comemoram hoje o fim do período colonial. Do Rede...

John Witherspoon, ator de ‘Um maluco no pedaço’, morre aos 77 anos

O ator e comediante John Witherspoon morreu nesta terça-feira...

Deputado discursa com capuz em protesto por morte de jovem negro

O deputado americano Bobby Rush vestiu um agasalho com...
spot_imgspot_img

Instituto Tebas celebra 194 anos de nascimento de Luiz Gama com caminhada e exibição de vídeo em São Paulo

 Liberdade ou Morte: histórias que a História não conta é o título da web série composta por sete narrativas (fotográficas, textuais e audiovisuais) que destacam a agência...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...

NICHO 54 lança publicação inédita que investiga a história do Cinema Negro no Brasil 

Pesquisa que mapeou e consolidou dados sobre filmes produzidos por pessoas negras no Brasil de 1949 a 2022 encontrou 1.104 obras; 83% de toda...
-+=