Prêmio Abdias Nascimento: Prorrogado o prazo para inscrições de conteúdos jornalísticos que promovam a igualdade racial

A 2ª edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento teve o prazo de inscrições estendido até o próximo dia 21 de agosto. Ao todo são sete categorias e o vencedor de cada uma receberá R$ 5 mil.

A ação é uma iniciativa da sociedade civil e tem por objetivo reconhecer a produção de conteúdos jornalísticos alinhados ao propósito de prevenção, combate e eliminação de todas as formas de manifestação do racismo e discriminação racial no País.

Para o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araujo, o prêmio é uma continuação do legado deixado por Abdias Nascimento, uma personalidade que, segundo ele, devido a suas qualidades, enche de orgulho a comunidade negra e não negra do Brasil e do mundo.

Participação

Podem se inscrever autores de matérias ou reportagens em língua portuguesa publicadas e/ou veiculadas, em primeira edição, nos meios de comunicação de todas as regiões do país. Para participar, é obrigatório que o jornalista possua registro profissional.

Os trabalhos inscritos poderão ser pautados pelos seguintes temas: mercado de trabalho, desenvolvimento sustentável, saúde da população negra, juventude negra, ações afirmativas, intolerância religiosa e desigualdades, entre outras questões centrais dentro da temática e da agenda atual de combate ao preconceito.

A cerimônia de entrega do Prêmio está marcada para novembro, na cidade do Rio de Janeiro. O troféu teve sua concepção inspirada em Abdias Nascimento e nas realizações que este ícone no combate ao racismo fez ao longo da vida no teatro, na política e na militância.

Agenda positiva

Uma das principais intenções do prêmio é estimular a cobertura jornalística qualificada sobre temas relacionados à população negra e incentivar medidas de combate às desigualdades socioeconômicas em função da raça no Brasil, constituindo assim uma agenda positiva que auxilie o enfrentamento do racismo com foco na inserção e no reconhecimento da temática negra na mídia brasileira.

A iniciativa é realizada desde 2011 pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), contando ainda com o apoio Núcleo de Comunicadores Afro-brasileiros e da Diretoria de Relações de Gênero e Promoção da Igualdade Racial, entre outras organizações.

Acesse a página do prêmio, onde estão disponíveis o regulamento e a ficha de inscrição.

(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

 

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

“Malês”, de Antonio Pitanga, tem sessão especial no Palácio da Alvorada neste sábado, com presença do elenco e ministros

Neste sábado, 6 de setembro, o Palácio da Alvorada recebe uma sessão especial de “Malês”, filme dirigido por Antonio Pitanga que retrata a Revolta dos...

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...