Prêmio Vladimir Herzog divulga nomes vencedores do Troféu Especial 2021

Alex Silveira, Neusa Maria Pereira, Abdias do Nascimento e José Marques de Melo serão homenageados

Em 2021, a Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog, da qual o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) fazem parte, concederá o Troféu especial ao fotojornalista Alex Silveira, à Neusa Maria Pereira e, in memoriam, a Adbias do Nascimento e José Marques de Melo.

O prêmio homenageia, desde 2009, profissionais que prestaram relevantes serviços à democracia, paz e justiça, retomando a proposta original de laurear profissionais que jamais inscreveriam seus trabalhos em concursos.

Os homenageados de 2021 se juntam a Lourenço Diaféria (in memoriam), David de Moraes, Audálio Dantas, Elifas Andreato, Alberto Dines, Lúcio Flavio Pinto, Perseu Abramo (in memoriam), Marco Antônio Tavares Coelho, Raimundo Pereira, Sandra Passarinho, Rubens Paiva (in memoriam), Mino Carta, Mauro Santayana, Daniel Herz (in memoriam), Eduardo Galeano (in memoriam), Elio Gaspari, Cláudio Abramo (in memoriam), Tim Lopes (in memoriam), D. Paulo Evaristo Arns (in memoriam), Rose Nogueira, Bernardo Kucinski, Patricia Campos Mello, Glenn Greenwald, Hermínio Sacchetta (in memoriam), Laerte, Sueli Carneiro e Luiz Gama (in memoriam), que receberam o prêmio anteriormente.

Homenageados de 2021

Na categoria carreira, a Comissão Organizadora reconhece a luta de Alex Silveira em defesa do exercício profissional e seu posicionamento pelo fortalecimento da liberdade de imprensa. Além disso, a homenagem celebra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em responsabilizar o Estado pelos ferimentos causados ao jornalista, que perdeu a visão do olho esquerdo ao ser atingido por uma bala de borracha enquanto cobria uma manifestação em maio de 2000.

Já a jornalista negra Neusa Pereira será homenageada pelo seu trabalho no jornalismo comunitário e por agendar a questão das pessoas trans e não-binárias como sujeitos da informação. Neusa é uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU) e o prêmio que leva seu nome condecora profissionais de mídia trans e não-brancos.

Já Abdias do Nascimento e José Marques de Melo serão homenageados in memoriam.

+ sobre o tema

Um balanço da justiça com as próprias manchetes – Por Saul Leblon

Celso de Mello x mídia: ressaca de um...

Obama precisa se justificar perante o Congresso sobre ação militar na Líbia

A Casa Branca enviou, nesta quarta-feira, um dossiê de...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

ActionAid traça perfil das desigualdades de gênero e de raça no Brasil em novo relatório

Um novo estudo publicado pela ActionAid propõe um raio-x...

para lembrar

Don Cheadle explica por que ele não gosta tanto do Oscar

Don Cheadle foi indicado ao Oscar de Melhor Ator...

2ª edição Prêmio de comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal

SOBRE O PRÊMIO A informação de qualidade tem o poder...

Brasileiros concorrem na maior premiação dedicada a talentos LGBTQIA+

Aconteceu na última quinta (30), em Los Angeles, o...

Mishael Morgan faz história ao se tornar a primeira mulher negra a ganhar Melhor Atriz no Daytime Emmys

Mishael Morgan acabou de fazer história no Daytime Emmys 2022,...

Don Cheadle explica por que ele não gosta tanto do Oscar

Don Cheadle foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 2005 por “Hotel Ruanda”, mas ele não está muito interessado em comparecer à cerimônia. “Você...

Dentista pós-graduada pela USP é eleita a “Melhor Dentista do Mundo” por ONG de SP

O final do ano de 2023 foi marcado por uma bela conquista para a dentista Paula Regina Ávila, residente em Uberaba, Minas Gerais. Com...

‘Era a única negra em congressos’, diz dentista ao ganhar prêmio por voluntariado

Há um ano, a dentista Paula Regina Ávila, 48, entrou para uma equipe de voluntários que atende gratuitamente crianças e adolescentes com graves problemas bucais em...
-+=