Presidente Dilma apoia Ban Ki-moon para segundo mandato na ONU

Por: France Presse

 

A presidente Dilma Rousseff manifestou nesta quinta-feira (16/6) o apoio oficial do Brasil à reeleição do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, informou a presidência em Brasília. Ban Ki-moon fez no Brasil a última de uma série de visitas a países sul-americanos, que incluiu Colômbia, Argentina e Uruguai.

O secretário se reuniu com Dilma na tarde desta quinta-feira. Ambos debateram sobre a agenda internacional, as forças de paz lideradas por Brasil no Haiti e a conferência sobre desenvolvimento sustentável da ONU que será celebrada no Brasil no ano que vem. “A presidente Dilma reinvindicou uma maior participação dos países em desenvolvimento nos organismos da ONU”, disse a Secretaria de Imprensa da Presidência à AFP.

O Brasil aspira a um posto permanente no Conselho de Segurança, caso o organismo seja reformado.Fontes diplomáticas informaram hoje em Nova York que o Conselho de Segurança da ONU deve proclamar seu respaldo a um segundo mandato de Ban Ki-moon e sua reeleição poderá ser formalizada na próxima semana.

Ban Ki-moon já conta com o apoio dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança: Rússia (que confirmou seu apoio nesta quinta-feira), Estados Unidos, China, França e Grã-Bretanha, assim como a União Europeia.

O sul-coreano Ban Ki-moon, de 66 anos, é secretário-geral da ONU desde primeiro de janeiro de 2007 e seu mandato terminará no próximo dia 3 de dezembro.

 

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=