Presidente sorridente inspira batismo do pré-histórico ‘Obamadon’

 

11 Dez (Reuters) – Pesquisadores batizaram um recém-descoberto lagarto pré-histórico como “Obamadon gracilis” em homenagem ao sorriso cheio de dentes do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
O pequeno lagarto insetívoro foi descoberto inicialmente em 1974 no leste de Montana, mas uma recente reavaliação mostrou que o fóssil havia sido erroneamente classificado como um “Leptochamops denticulatus”, tratando-se, na verdade, de uma espécie até então desconhecida, disseram pesquisadores à Reuters nesta terça-feira.

O “Obamadon gracilis” foi uma das nove espécies recém-descobertas a serem apresentadas na edição de segunda-feira da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Para batizar a nova espécie, cientistas das universidades Yale e Harvard combinaram o termo latino “Obamadon” (dentes de Obama) e a palavra “gracilis” (esguio).

“O lagarto tinha esses dentes muito altos e fortes e Obama tem esses incisivos altos e fortes, e um grande sorriso”, disse o paleontólogo Nick Longrich, que participou do trabalho.

Acredita-se que o bicho tenha vivido no período Cretáceo, que começou há cerca de 145,5 milhões de anos. Junto com muitos dinossauros daquela época, o lagarto se extinguiu há cerca de 65 milhões de anos, quando um asteroide gigante atingiu a Terra, segundo cientistas.

Longrich disse que esperou até a recente eleição norte-americana para batizar o lagarto.

“Romneydon”, em alusão ao candidato derrotado Mitt Romney, não chegou a ser um nome considerado, e “Clintondon” não soava bem, disse Longrich, que apoiou a frustrada pré-candidatura de Hillary Clinton contra Obama nas primárias democratas de 2008.

Obama não é o primeiro político a inspirar um nome científico.

O “Megalonyxx jeffersonii”, um extinto bicho-preguiça terrestre e vegetariano, deve seu nome a Thomas Jefferson, que foi presidente dos Estados Unidos e, como paleontólogo amador, estudou esse mamífero.

Em 2005, três besouros da América do Norte foram batizados como “Agathidium bushi”, “Agathidium cheneyi” e “Agathidium rumsfeldi” em homenagem a George W. Bush, Dick Cheney e Donald Rumsfeld, que eram respectivamente presidente, vice-presidente e secretário de Defesa.

Outras celebridades também já emprestaram seus nomes a novas espécies. Um pequeno crustáceo do Caribe leva o nome de Bob Marley, ícone do reggae; a cantora Beyoncé batiza um mosquito australiano; e Hugh Hefner, criador da revista Playboy, dá nome a uma espécie ameaçada de coelho selvagem que habita pântanos.

(Reportagem de Jason McLure, em Littleton)

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Dissimulação e hipocrisia

Edson Lopes Cardoso fonte: jornal Irohin - Opinião data: 25/04/2009 Foto: Fabiana...

A Carta e o SUS

Há problemas, mas nenhum país de mais de 100...

120 mil analfabetos em SUS

por Fátima Oliveira, comentário enviado por e-mail no site do...

Serra chama negros tucanos ao Palácio para abafar crise

Fonte: Afropress     S. Paulo - A crise aberta com as...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=