‘Tentativa de desgastar imagem de Lula é lamentável’, diz Dilma

Por: Daniela Fernandes

 

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira que “repudia tentativas de tentar destituir” o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “do respeito que o povo brasileiro tem por ele” e que considera “lamentável a tentativa de desgastar a imagem” de Lula.

A declaração da presidente foi dada durante encontro com seu colega francês, François Hollande, em Paris, nesta terça-feira – mesmo dia em que uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo cita um depoimento de Marcos Valério, em que o condenado como operador do mensalão afirma que Lula “deu ok” a empréstimos do Banco Rural e do BTG que ajudaram a financiar o esquema.

O depoimento de Valério foi dado em setembro à Procuradoria Geral da República, e o Estado diz ter tido acesso ao documento (assinado pelo advogado de Valério, Marcelo Leonardo, pela subprocuradora da República Cláudia Sampaio e pela procuradora da República Raquel Branquinho).

No documento, segundo o jornal, Valério disse também que o esquema do mensalão ajudou a bancar “despesas pessoais” de Lula.

‘Respeito e amizade’
Na França, quando questionada a respeito do depoimento, Dilma disse que é conhecida sua “admiração, respeito e amizade” por Lula. “Portanto, repudio todas as tentativas – essa não seria a primeira vez – de tentar destitui-lo da imensa carga de respeito que o provo brasileiro lhe tem”.

“Respeito porque o presidente Lula foi o presidente que desenvolveu o país e que é responsável pela distribuição de renda mais expressiva dos últimos anos, pelo que ele fez internacionalmente, pela sua extrema amizade pela África, pelo seu olhar e pelo estabelecimento de relações iguais com países desenvolvidos. Considero lamentável essa tentativa de desgastar imagem do presidente”, acrescentou Dilma.

Hollande, que participou da entrevista coletiva com Dilma após o encontro entre os dois no Palácio de Eliseu, também elogiou o ex-presidente brasileiro.

“Lula é visto como uma referência, tem uma imagem considerável na França, a de uma homem que defendeu constantemente princípios de justiça e de solidariedade, assegurando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento social do Brasil”, declarou o presidente francês.

Lula, que também está em viagem à França e dividiu com Dilma e Hollande o palco de um seminário sobre crescimento, disse, por meio de sua assessoria, que “não há nenhum comentário a fazer” sobre as alegações de Valério.

O ex-presidente evitou contato direto com a imprensa durante o evento e, questionado por um jornalista, teria apenas dito que as acusações eram “mentira”.

Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, também foi citado na reportagem de O Estado de S. Paulo. Em trecho do depoimento à Procuradoria Geral da República publicado pelo jornal, Marcos Valério diz que Okamotto o teria ameaçado de morte.

Também na França, Okamotto negou que tenha feito ameaças a Marcos Valério ou dito que alguém do PT queria matá-lo. Ele afirmou que nunca intimidou o publicitário.

“Não tenho nenhum motivo para ameaçá-lo de morte”, disse a jornalistas no seminário em Paris.

 

 

Fonte: BBC 

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

A ciência chama a minha mãe de HeLa, diz Deborah Lacks

Leio o instigante livro de Rebecca Skloot, "A Vida...

Movimentos sociais driblam omissão do governo na pandemia

Não é exagero afirmar: se não fosse a atuação...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=