Pressão alta

Por: DRAUZIO VARELLA

 

 

 

Pressão Alta é um matador silencioso, aprendi na faculdade. Nos anos 1960, essa ideia era nova, revolucionária até, porque, 20 anos antes, os médicos imaginavam que abaixar a pressão arterial dos mais velhos prejudicaria a oxigenação dos tecidos.

 

Os primeiros medicamentos hipotensores surgiram nos anos 1950. De lá para cá, a indústria farmacêutica desenvolveu drogas com mecanismos de ação variados que permitem controlar a pressão na maioria das situações clínicas, com poucos efeitos colaterais.

Tais avanços transformaram o tratamento da hipertensão num dos maiores sucessos da medicina do século 20. Na prática, porém, o impacto desses conhecimentos tem sido discreto: tratar hipertensos é tarefa das mais frustrantes.

Não que lhes falte informação: mais de 80% dos brasileiros adultos medem a pressão com certa regularidade. Todos os que a apresentam em níveis elevados têm consciência de que precisam reduzi-la, mas entre reconhecer a necessidade e tomar as medidas para fazê-lo existe um abismo.

Hipertensão é doença democrática, ataca mulheres, homens e crianças. No Brasil, acomete 30% da população adulta e 5% das crianças e adolescentes. Aos 50 anos, metade das mulheres e dos homens é hipertensa; aos 70 anos, pelo menos dois em cada três.

 

É enfermidade tão corriqueira que você pergunta ao amigo como vai a mãe, ele responde que está ótima, apenas está com a pressão um pouco alta.

 

É evidente que a progenitora do referido amigo não pode estar ótima, padecendo de um agravo responsável por 80% dos derrames cerebrais, quase metade dos ataques cardíacos e um quarto dos casos de insuficiência renal grave.

Manter níveis de pressão abaixo de 14 por 9 -os valores máximos aceitáveis-, é privilégio de apenas 10% dos hipertensos brasileiros. Os outros 90% não tomam os remédios prescritos, fazem-no irregularmente, nunca mais voltam ao médico ou vivem como avestruzes.

Nós, médicos, temos uma parcela de culpa. Um estudo mostrou que a pressão é medida em apenas 29% das consultas no país. Além desse descaso, falhamos ao explicar com clareza a gravidade do problema, ao não ressaltar a necessidade imperiosa de praticar atividade física, perder peso e diminuir o sal da dieta e ao não deixar claro que o controle da hipertensão é um objetivo a ser perseguido a qualquer preço, pelo resto da vida.

Os medicamentos também são responsáveis por parte das dificuldades, porque alguns são caros, causam efeitos colaterais e não são capazes de curar a doença, apenas conseguem controlá-la desde que tomados diariamente.

A própria doença não ajuda. Se hipertensão doesse, provocasse desmaios ou queda de cabelo todos fariam tratamento. Mas, ao contrário do que a falta de sabedoria popular ensina, o mal é absolutamente silencioso: só dá dor de cabeça, tontura e faz enxergar pontos brilhantes quando a máxima chega perto de 20 e ameaça a integridade da vida. Canso de encontrar pacientes com 18 por 12, que se surpreendem: “Nossa, mas não estou sentindo nada”.

A responsabilidade maior, no entanto, é a dos próprios hipertensos, que param de tomar os remédios, exageram no sal, bebem mais do que deviam, fumam, fogem do desafio de perder peso como o diabo da cruz e, ainda por cima, insistem em passar o dia da cadeira para a poltrona.
Quando lhes perguntamos por quê razão não se cuidam, desfiam um rosário de lamentações: é ruim tomar remédio, falta tempo para a atividade física, engordam só de olhar para a comida, trabalham demais, comer com pouco sal é insípido, sem fumar e beber à vontade a vida não tem graça.

A hipertensão tem causas genéticas. Se um dos pais sofre da doença, seu risco de desenvolvê-la é de 25%. A probabilidade sobe para 60% no caso de mãe e pai hipertensos.

Amaldiçoar a herança dos genes resolve seu problema?
Leitor, se você sofre de hipertensão ou está perto de desenvolvê-la por causa da genética ou do estilo de vida, de nada adiantará a autocomiseração. É preciso perder peso, reduzir o sal da dieta, fazer exercício e, quando necessário, tomar remédios todos os dias para manter a pressão o mais próximo possível de 12 por 8.

Não confie na sorte, aja com racionalidade. A natureza é injusta e impiedosa, não leva em conta as virtudes nem os defeitos da pessoa.

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Médicos fazem laqueadura em mulher grávida

A cirurgia foi realizada em outubro na cidade de...

Deises e Leilanes: abandonadas sem vale-táxi e SAMU-cegonha, por Fátima Oliveira

É cruel a assistência ao parto em muitos recantos...

Dos 32 países da Copa, Brasil foi quem mais reduziu mortalidade infantil, diz estudo

Entre os 32 países participantes da Copa do Mundo,...

Brasileiro consome mais que o dobro do sal recomendado pela OMS

Jefferson Puff Apesar do alardeado resultado de um acordo entre...

para lembrar

Médicos fazem laqueadura em mulher grávida

A cirurgia foi realizada em outubro na cidade de...

A epidemia das cesáreas brasileiras chega ao Congresso

Mulheres em ato pela humanização do parto, em 11...

Mais médicos, por favor. E mais rápido

por : Mauro Donato Dois enfermeiros, um com as mãos no...

Tabu nas campanhas eleitorais, aborto é feito por 850 mil mulheres a cada ano

Interrupção da gravidez é quinta maior causa de morte...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...
-+=