Prevalece racismo e exclusão social em Porto Rico

O racismo e a exclusão social, tantas vezes desmentidos nos estamentos de poder, mantêm-se hoje vigentes na sociedade porto-riquenha, segundo opinião majoritária dos participantes em uma pesquisa midiática.

Oitenta e cinco por cento dos consultados para o jornal Novo Dia afirmou que o racismo é uma realidade, apesar da mistura que existe no país: taínos, espanhóis e africanos.

Segundo a consulta, baseada em uma mostra representativa de mil pessoas de 18 anos ou mais, o oito por cento considera que o racismo não existe, um seis por cento não está seguro e um por cento estima que “quiçá existe”.

No referente à discriminação entre as classes sociais,89 por cento dos porto-riquenhos assegurou que prevalece nesta ilha do Caribe de 3,8 milhões de habitantes, um estado livre aliado aos Estados Unidos, que a invadiu em 1898.

Neste sentido, cinco por cento dos interrogados durante o mês de outubro, considera que não existe a exclusão social, outro cinco por cento acha que “quiçá existe”, enquanto um por cento “não está seguro”.

A presença de negros nos cargos do governo central porto-riquenho historicamente é mínima ou inexistente e muito poucas vezes um candidato a cargo electivo consegue o favor dos eleitores se é dessa raça.

De fato, o comum dos porto-riquenhos identifica como “blanquitos” ou “guaynabitos”, em referência ao vizinho município de Guaynabo, aos que controlam o poder político e econômico.

O sociólogo Manuel Torres Márquez manifestou que há “um nível de exclusão altíssimo no mesmo governo”.

Destacou que apesar de que a sociedade porto-riquenha seja “totalmente mestiça”, é evidente a escassez de servidores públicos públicos de pele escura.

A psicóloga social comunitária María de Lourdes Lara disse ao jornal que os resultados da pesquisa são um reconhecimento de que tanto a discriminação entre classes sociais como o racismo permeam na sociedade, contrariamente à ideia generalizada de que não existiam.

Fonte: Prensa Latina

+ sobre o tema

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs...

Milton Nascimento será homenageado pela Portela no carnaval de 2025

A Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba...

Saiba os horários das provas do Concurso Nacional Unificado

Os mais de 2,5 milhões de candidatos inscritos no...

Aluno africano denuncia racismo em mensagem com suásticas nazistas na UFRGS; polícia investiga

Um estudante africano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...

para lembrar

Padrão de Ladrão ou Assassino

Fonte: Discriminação Racial   No Brasil, sempre se...

Sete pessoas são presas por racismo contra filha de Bruno Gagliasso

Uma adolescente de 14 anos que usava perfil falso...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=