Primeira edição da Ocupação Afro Futurista movimenta a Lapa

A performance cosplay de heróis negros nos corredores e escadarias da estação da Lapa atraiu olhares curiosos. A ação integra a programação da 1ª edição da Ocupação Afro Futurista, uma iniciativa fruto de parceria entre a Aceleradora Vale do Dendê e do Instituto Mídia Étnica (IME), com patrocínio da organização Seja Digital.

O encontro tem atividades até a próxima sexta-feira, 11, com debates e palestras com representantes nacionais e internacionais das ciências, tecnologia, negócios e artes.

Com ampla programação, o evento surge em meio ao processo de fortalecimento de projetos para o desenvolvimento da cidade em aspectos tecnológicos, com destaque para o trabalho de makers – pessoas que elaboram o próprio projeto ou pesquisa –, e também para artistas que atuam nas periferias de Salvador.

Para Rosenildo Ferreira, cofundador da Aceleradora Vale do Dendê, o evento tem a dinâmica da preocupação com a cultura e valorização de projetos locais. “Serão quatro dias de debates e palestras para mostrar como os jovens negros estão produzindo tecnologia com foco nas necessidades sociais”.

De acordo com um dos diretores do Instituto Mídia Étnica, Rosalvo Neto, o evento surge como oportunidade para discutir de forma ampla o passado e o futuro direcionados a aspectos tecnológicos e culturais.

“Escolhemos a Lapa, pois é um lugar de grande circulação e tem uma diversidade de raça e gênero. Então, a proposta é justamente atrair as pessoas e mostrar que o jovem negro pode participar de áreas de ciência e tecnologia”.

“Partícula de Deus”

Um dos pontos altos do evento é a participação do astrofísico Antônio Copete, pesquisador na Universidade Harvard e integrante da Nasa, no último dia do evento. “Ele vai falar sobre como a educação e o estímulo à ciência podem ajudar jovens a seguirem o mesmo caminho que ele”, conta Rosalvo.

Antônio Copete participou da equipe que descobriu a “partícula de Deus”. Afro-latino de descendência colombiana, nascido numa comunidade excluída, o astrofísico, desde muito jovem, destacou-se pelo interesse em matemática.

O evento conta, também, com a presença do coletivo Fa.Vela (Belo Horizonte), o Preta.Lab (Rio de Janeiro) – que trabalha com inclusão de mulheres negras e indígenas na tecnologia –, da jornalista Maíra Azevedo, a Tia Má, do executivo de negócios Paulo Rogério e da fotógrafa Helemozão.

Além dos shows de Japa System, Ana Dumas, AfroBapho e Àttooxxá, o evento traz vídeo mapping com VJ Gabiru e oficina de stop-motion e vídeo com dispositivos móveis.

*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira

+ sobre o tema

Mano Brown responde a Lobão

Lançando o livro Manifesto do Nada na Terra do...

Mulher nigeriana lança rede de TV de entretenimento

Uma mulher que pode ser considerada a Oprah Winfrey africana...

Representação de negros nos quadrinhos segue estereótipos, revela pesquisa

Existe estereotipização na forma como os negros são retratados...

‘No Brasil, o preconceito aparece como um vírus’, declara Taís Araújo para revista

O jornalista Lauro Jardim escreveu há uma semana na Veja que a Fifa teria preterido Camila...

para lembrar

Cassandra Wilson volta mais próxima do blues

Intérprete de jazz, que diz sentir afinidade com o...

Spike Lee lançará novo documentário sobre Michael Jackson

O disco Bad, um dos mais clássicos de Michael...

Lázaro Ramos emociona espectadores do “Criança Esperança”

O Criança Esperança chamou atenção dos espectadores da Rede Globo na...

Artista cria bonecas com vitiligo para que todos se sintam representados

Para que todos se sintam representados e incluídos, a...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Oprah Winfrey completa 70 anos com um império de R$ 17 bilhões

A apresentadora, empresária e atriz Oprah Winfrey completa 70 anos, nesta segunda-feira, e vive um momento chave na carreira como produtora da nova versão...
-+=