Primeira mulher a assumir os quatro bares do Copacabana Palace faz vendas subirem 500%

Aos 25 anos, Jéssica Sanchez conseguiu feito em apenas dois meses ao diminuir 70% dos custos de coquetéis do MEE

POR GABRIELA LEAL, do O Globo 

RIO – Aos 25 anos, Jéssica Sanchez é a primeira mulher a comandar os quatro bares do Copacabana Palace. Além de reinar nos balcões do italiano Cipriani, do internacional Pérgula e do pan-asiático MEE, a paulista assina a carta de drinques do bar recém-inaugurado na piscina do hotel.

Eleita a melhor bartender do Rio no concurso World Class 2013, Jéssica tem consciência de que sua posição de liderança é digna de orgulho em um meio tradicionalmente dominado por homens.

— Pouco tempo atrás, o Copa não contratava mulheres para trabalhar no bar. Hoje, felizmente, nossa presença na profissão está maior, mas não acho que tenha sido porque o mercado nos deu essa abertura naturalmente. Nós é que tivemos que fincar nossa bandeira. As pessoas não estão acostumadas a pensar em uma figura feminina por trás de um drinque incrível, mas, com cada vez mais mulheres de renome na área, estão começando a entender a que viemos — enfatiza, com a voz docemente firme que traduz sua personalidade.

Ciente do desafio que teria pela frente, Jéssica diz que se muniu de estratégias para afastar qualquer dúvida de que daria conta do recado.

— Estudei muito cada aspecto dos bares, pensando em melhorias. Em apenas dois meses no MEE, por exemplo, eu consegui diminuir 70% dos custos dos coquetéis e aumentei em 500% as vendas de drinques — revela. — Mostrar resultados imediatos é a melhor forma de atestar que o trabalho está dando certo em suas mãos.

Responsável por reformular a carta do MEE, a bartender também produz todos os xaropes, geleias e tinturas naturais utilizados em suas receitas.

— Oriento a minha equipe desde o processo de produção até o controle de qualidade — pontua ela que, delicada nos detalhes, desenhou até os copos de prata que abrilhantam os drinques do Copa.

Foto: Isac Pena

+ sobre o tema

Caravana da Mulher chega ao Alto Dois Carneiros

A sexta edição da Caravana da Mulher, realizada no...

Mulheres do PT debatem feminismo, políticas e construção partidária

Cerca de 700 delegadas de todo o Brasil reuniram-se...

Na Rio+20, governo brasileiro e ONU Mulheres firmam cooperação Sul-Sul em igualdade de gênero

Serão investidos três milhões de dólares, doados pelo governo...

Salvador registrou 234 casos de abusos em 234 dias do ano

A Bahia lidera o ranking de denúncias de violência...

para lembrar

Homens e mulheres concordam: o preconceito de gênero interfere no salário

De 13 perguntas da pesquisa Mitos & Verdades, feita...

Gênero nos espaços públicos e privados

O estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços públicos...

Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia

Esta publicação traz uma síntese do debate realizado: uma...

Gisele, eu tenho um cérebro!

Algum tempo atrás eu escrevi um artigo intitulado "E...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=