Versão live-action da animação de 1992 estreia em 23 de maio nos cinemas brasileiros
Por Felipe Moraes Do Metrópoles
O novo filme Aladdin, versão live-action da animação de 1992, ganhou mais detalhes em seu primeiro trailer, lançado pela Disney neste domingo (10/2). Na prévia, Will Smith finalmente aparece de azul no papel do Gênio da Lâmpada. O longa estreia em 23 de maio nos cinemas do Brasil.
Completam o elenco principal Mena Massoud como Aladdin, Naomi Scott na pele da princesa Jasmine, Marwan Kenzari interpretando o feiticeiro Jafar e Navid Negahban representando o Sultão.
Produzido durante o período de Renascimento da Disney, entre os anos 1980 e 1990, o desenho original arrecadou US$ 504 milhões na bilheteria mundial – maior cifra de 1992 – e venceu dois prêmios no Oscar (melhor trilha sonora, assinada por Alan Menken, e melhor canção com A Whole New World).
Aladdin tem direção de Guy Ritchie, conhecido por seus filmes de gangues, como Snatch: Porcos e Diamantes (2000) e Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1992). Ele também fez as mais recentes versões de Sherlock Holmes, com Robert Downey Jr. no papel principal, e a história de origem Rei Arthur: A Lenda da Espada (2017), fracasso de bilheteria.
Ritchie divide os créditos do roteiro com John August, colaborador de Tim Burton em longas como Frankenweenie (2012), A Noiva Cadáver (2005) e Peixe Grande (2003).
A nova versão integra o ambicioso projeto de releitura de clássicos. Nos últimos anos, os estúdios Disney também lançaram atualizações com atores baseados em A Bela e a Fera e Mogli. Além de Aladdin, também estreiam em 2019 Dumbo (28 de março) e O Rei Leão (18 de julho).