Prince

De tempos em tempos, somos presenteados com algumas figuras que parecem escolhidas a dedo pelos deuses para chocar e encantar o mundo. Seja por desafiarem paradigmas ou padrões, seja por inovarem a trajetória da humanidade ou simplesmente por serem brilhantes.

Por  Maurício Pestana Enviado para o Portal Geledés

Elas despontam em lugares diversos, como nas artes e até na política. Seja na figura de um pastor nos Estados Unidos lutando por igualdade entre negros e brancos, de um carpinteiro na Judeia à espera de um messias ou no corpo franzino de um homem na Índia que pregava uma guerra contra o imperialismo inglês sem violência.

Em 1958 nasceram duas estrelas pops que definitivamente fazem parte desta constelação de pessoas que sempre pareceram estar muito a frente do seu tempo: Michael Jackson e Prince. Este último nos deixou no 21 de abril, aos 57 anos, e entrou para a galeria de imortais junto com o rei do pop.

Cantor, compositor, produtor, dançarino e multi-instrumentista. Prince foi um artista completo, eclético e que nunca se acomodou na figura de um ícone pop. Crítico voraz da indústria fonográfica, chegou a trocar seu nome artístico por um símbolo, após uma de suas muitas brigas e disputas com as gravadoras e passou a lançar seus álbuns de maneira independente.

Não diferente de outros fenômenos da música, passou por altos e baixos ao longo de sua carreira e também foi alvo de muita polêmica: controverso, excêntrico, com um estilo único, brincava com as barreiras da sexualidade em suas letras provocativas.

Em uma época em que parecemos viver um retrocesso da humanidade, na qual torturadores são homenageados em voto no Congresso Nacional ou que "bonita, recatada e do lar" torna-se se exemplo de boa conduta e comportamento, a morte do artista negro norte-americano não será apenas uma grande perda para a música, a ousadia e singularidade de Prince certamente também farão falta nesse mundo cada vez mais careta e conservador.

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Anderson Silva inaugura projeto no Corinthians e cogita academia em nova arena

Por: DANILO VITAL   Anderson Silva consolidou ainda mais sua relação...

Black Eyed Peas dá um tempo, mas nega rompimento

A banda Black Eyed Peas rejeitou os rumores de...

15 anos sem Chico Science

Há 15 anos, música brasileira perdia Chico Science Há...
spot_imgspot_img

Somos o mundo

Faz quase 40 anos, uma ação entre artistas mudou a forma de celebridades e sociedade civil se relacionarem com agendas humanitárias urgentes. A ficha...

Morre atriz e cantora Denise Assunção, que atuou em peças de teatro e na televisão

Morreu, nesta quinta-feira, a atriz e cantora Denise Assunção, aos 67 anos, em decorrência de complicações de um câncer no intestino. A informação foi divulgada...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...
-+=