Príncipe Harry diz que Commonwealth deve enfrentar seu passado colonial

Enviado por / FonteAFP, no UOL

O príncipe Harry disse em uma reunião organizada pelo movimento Black Lives Matter que a Commonwealth, liderada por sua avó, rainha Elizabeth II, deveria “reconhecer” erros relacionados ao seu passado colonial, segundo trechos de vídeo divulgados nesta segunda-feira.

“Quando olhamos para a Commonwealth, não se pode ir mais longe se não reconhecermos o passado”, disse o príncipe Henry sobre essa associação de 54 países, a maioria dos quais fazia parte do império colonial britânico.

O príncipe participou de uma teleconferência organizada pelo Queen’s Commonwealth Trust, uma associação criada para permitir que os jovens da Commonwealth compartilhassem seus pontos de vista.

“Não será fácil de fazer isso e, em alguns casos, nos deixará desconfortáveis, mas temos que fazer porque isso beneficiará a todos”, disse o príncipe de 35 anos.

“Essa introspecção significa reconhecer os erros que cometemos, certo?”, acrescentou sua esposa, Meghan Markle, atriz americana de 38 anos, que já havia falado no início de junho sobre racismo e violência policial nos Estados Unidos.

Os Duques de Sussex, presidente e co-presidente desta associação, participaram de um vídeo nesta reunião organizada em 1º de julho para refletir sobre o futuro da Commonwealth à luz do movimento “Black Lives Matter”, que surgiu após a morte de George Floyd, um americano negro sufocado por um policial branco em Minneapolis.

Na semana passada, Harry havia ressaltado seu compromisso pessoal na luta contra o racismo institucional.

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...