Príncipe Harry diz que Commonwealth deve enfrentar seu passado colonial

Enviado por / FonteAFP, no UOL

O príncipe Harry disse em uma reunião organizada pelo movimento Black Lives Matter que a Commonwealth, liderada por sua avó, rainha Elizabeth II, deveria “reconhecer” erros relacionados ao seu passado colonial, segundo trechos de vídeo divulgados nesta segunda-feira.

“Quando olhamos para a Commonwealth, não se pode ir mais longe se não reconhecermos o passado”, disse o príncipe Henry sobre essa associação de 54 países, a maioria dos quais fazia parte do império colonial britânico.

O príncipe participou de uma teleconferência organizada pelo Queen’s Commonwealth Trust, uma associação criada para permitir que os jovens da Commonwealth compartilhassem seus pontos de vista.

“Não será fácil de fazer isso e, em alguns casos, nos deixará desconfortáveis, mas temos que fazer porque isso beneficiará a todos”, disse o príncipe de 35 anos.

“Essa introspecção significa reconhecer os erros que cometemos, certo?”, acrescentou sua esposa, Meghan Markle, atriz americana de 38 anos, que já havia falado no início de junho sobre racismo e violência policial nos Estados Unidos.

Os Duques de Sussex, presidente e co-presidente desta associação, participaram de um vídeo nesta reunião organizada em 1º de julho para refletir sobre o futuro da Commonwealth à luz do movimento “Black Lives Matter”, que surgiu após a morte de George Floyd, um americano negro sufocado por um policial branco em Minneapolis.

Na semana passada, Harry havia ressaltado seu compromisso pessoal na luta contra o racismo institucional.

+ sobre o tema

Quando raposas tomam conta do galinheiro, por Maurício Pestana

por Maurício Pestana  A expressão acima, dito popular...

Obama para de fumar e Michelle está ‘orgulhosa’

A luta contra o vício foi um dos temas...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

para lembrar

Aliança de parentesco

Um ato político de grande simbolismo marcou a I...

Machismo e racismo pintados de colonialismo verde

Nos últimos dias, sentimentos de raiva, ódio, indignação, revolta...

Lázaro Ramos causa alvoroço na Marcha contra Genocídio do Povo Negro em Salvador

Por: Marivaldo Filho O ator baiano Lázaro Ramos participou, na...

Arte para manter viva a memória do colonialismo alemão

Espectadores se concentram em torno das obras de Cheryl McIntosh na Casa Ernst Moritz Arndt, uma sucursal do Museu Municipal de Bonn. Quem quer...

Atirador mata três homens negros na Flórida; crime teve ‘motivação racial’, diz polícia

Um homem branco matou três homens negros do lado de fora de uma loja de descontos em Jacksonville, no estado americano da Flórida, em...

As culturas negras vendem, mas quem lucra com elas?

Do cuscuz nordestino pela manhã, ao café de São Benedito no altar, não há neste país um brasileiro que não carregue consigo um costume,...
-+=