Programa de imersão em cultura afro-brasileira tem inscrições abertas até 6 de outubro

Projeto AfroTranscedence será realizado de 26 a 29 de outubro no Red Bull Station e propõe o encontro entre pesquisadores e entusiastas da cultura negra

Do Sopa Cultural 

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do AfroTranscendence, programa de imersão na cultura afro-brasileira contemporânea. De 26 a 29 de outubro, o Red Bull Station, na região central de São Paulo, recebe o projeto que selecionará 20 pessoas por meio do site http://nobrasil.co/afrotranscendence.

A programação imersiva de quatro dias contará com palestras, laboratórios, workshops e vivências artísticas, tudo dividido em três eixos centrais: “Descender para Transcender: descolonizando o conhecimento”; “A memória da Criação: panorama para práticas de inversão no contemporâneo”; e “Estéticas Negra: pesquisa e processos sincréticos”.

Neste ano, a imersão terá ainda o Laboratório de Criação AfroTrans, espaço cuja proposta é que os selecionados criem, coletivamente, uma experiência que abordará todas as linguagens artísticas da cultura afro, tendo como pilares a história, a linguagem, o corpo, o som, a imagem e a tecnologia.

O programa intensivo será conduzido por especialistas, artistas e pesquisadores da área – como a especialista em cultura bantu Makota Valdina e a pesquisadora, escritora e artista de São Tomé e Príncipe Grada Kilomba. Os interessados em se inscrever devem estar relacionados, de alguma forma, com pesquisas, práticas artísticas ou manifestações tradicionais da cultura afro-brasileira.

O AfroTranscendence é uma realização da NoBrasil, plataforma de pesquisa e experimentos curatoriais e conta ainda com uma programação aberta ao público, com atrações como uma palestra de Grada Kilomba e exibição de filmes do Festival de Cinema Africano do Vale do Silício, parceria e intercâmbio inédito no Brasil. A agenda completa será divulgada em breve.

Para a diretora criativa e curadora do NoBrasil, Diane Lima, o evento deste ano propõe uma experiência expandida entre diferentes linguagens e tecnologias. “Ao mesmo tempo, o encontro também questionará o racismo estrutural presente nas instituições artístico-culturais e de produção de conhecimento”, diz.

Serviço:

AfroTranscendence 2016
Quando: 26 a 29 de outubro
Local: Red Bull Station – Praça da Bandeira, 137, Centro, São Paulo
Inscrições até 06/10 pelo site http://nobrasil.co/afrotranscendence. Grátis.
Mais informações: http://nobrasil.co/afrotranscendence

+ sobre o tema

Fenômeno do TikTok, Khaby Lame fecha contrato com a grife Hugo Boss

Com mais de 130 milhões de seguidores no TikTok, Khaby...

Membros de religiões afro na zona leste de SP buscam driblar preconceito por tradição

Adeptos relatam intolerância e fazem projetos para aumentar consciência...

para lembrar

Abertura do Afro XXI destaca avanços e desafios para o combate ao racismo

Solenidade marcou início do Encontro Ibero-americano dos Afrodescendentes O...

Babu Santana recebe homenagem hoje na abertura da Mostra de Tiradentes

“Quero outros médicos, outros gays, outros cantores... Quero continuar...

Governo Federal assegura preservação de direitos do quilombo Rio dos Macacos

Representantes da União reuniram dia 27 com moradores do...
spot_imgspot_img

Obrigada Shirley

É com muita tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento da Shirley Villela, nossa companheira e amiga, tecedora da Redes da Maré, de 2013...

NICHO 54 lança publicação inédita que investiga a história do Cinema Negro no Brasil 

Pesquisa que mapeou e consolidou dados sobre filmes produzidos por pessoas negras no Brasil de 1949 a 2022 encontrou 1.104 obras; 83% de toda...

Filme biográfico sobre Luiz Melodia é o vencedor do Festival In-Edit Brasil

O documentário "Luiz Melodia - No Coração Do Brasil" é o grande vencedor da 16º edição do In-Edit Brasil, o Festival Internacional do Documentário Musical. Dirigido...
-+=