Por Douglas Belchior
Na próxima sexta feira teremos mais um Programa Nação, apresentado pela jornalista Fernanda Carvalho.
No finalzinho de Junho/13, na gravação do programa Na Moral, que debateu – só que não – o racismo, tive a honra de conhecer pessoalmente e trocar ideias com Joel Zito de Araújo, militante incansável nas artes e no combate ao racismo que, sempre que tem oportunidade, deixa registrado seu recado sobre a vocação racista da TV e do Estado brasileiro.
Mas não só por Joel Zito, mas por todo conteúdo, é que vale muito a pena assistir o próximo programa NAÇÃO, nesta sexta-feira, dia 29 de Agosto, às 22h00, na TV Brasil.
Cinema Negro
Nação confere o Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe e conversa com o curador Joel Zito de Araújo, além de cineastas brasileiros cujas produções foram destaques no Festival.
“O audiovisual é o que se tem de mais avançado como meio de comunicação entre os povos da terra. O cinema é uma arma, nós negros temos uma AR15 e com certeza sabemos atirar.” As palavras são de Zózimo Bulbul, o primeiro negro brasileiro a beijar uma mulher branca em frente às câmeras, no longa Compasso de Espera, de Antunes Filho, no início da década de 70.
O filme trouxe o ator e cineasta como protagonista, interpretando o poeta negro Jorge de Oliveira.
O Nação relembra a trajetória de Zózimo, fundador do Centro Afro-carioca de Cinema, que realizou este ano o Sétimo Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe, criado por Zózimo Bulbul em 2007.
Zózimo Bulbul morreu no ano passado, mas ele e o Festival se tornaram referência no Brasil e no mundo. Este ano, o evento reuniu cineastas de diversos países da África, do Caribe e do Brasil.
Apresentação: Fernanda Carvalho
Produção Executiva: Vera Cardozo
Apoio à produção: Miriã Isquierdo
Estagiária: Jéssica Laine Andrade da Silva
Abaixo episódio sobre a cultura Rastafari, que foi ao ar na semana passada
Fonte: Negro Belchior