Fortaleza: Programação Cultural Gratuita da Prefeitura Municipal de Fortaleza (De 26 a 29 de novembro)

Fonte: AVOL –

 

 

No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o projeto Quinta Cultural desta semana começa com o lançamento do livro “Africanidades Afrodescendência”, do professor Henrique Cunha. O livro reúne contos escritos durante um período de dez anos de militância do autor. Os contos buscam retratar uma visão da sociedade brasileira nas suas contradições étnicas. Quilombos e quilombolas figuram não só como símbolos de luta e vitória, mas também como portadores da sabedoria, além de grandes contribuidores para o saber da humanidade.

 

Em seguida, o projeto continua com a apresentação da Cia. de Teatro e Dança Atos e Retratos. O espetáculo “No Tabiá do Caxambu”, que no dialeto afro significa “No Passo do Tambor”, faz um resgate da história do negro no Brasil, através do movimento corporal com diversas danças, como maculelê, lundu, carimbó, jongo e maracatu do Ceará. O público, envolvido pela mistura de ritmos, é convidado a entrar na roda com intuito da consciência mais profunda e ampla da “raça negra” no processo de formação histórica no Brasil, visando uma fusão cultural.

 

Encerrando a noite, show de break dance do movimento Hip Hop Organizado do Ceará – MH2O, que está comemorando 20 anos de atuação no Estado. O MH2O nasceu em Fortaleza, em 1989, e estendeu-se rapidamente para o interior do Estado. Hoje, atuante em 14 estados, é a maior organização de hip hop do país, exercendo atividades no campo institucional, por meio de movimentos sociais, projetos na área de lazer e esporte, programas de combate à violência, incentivo à cultura e no combate ao avanço do crack.

 

A cada quinta-feira, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), fortalece sua posição como palco de todas as artes e coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

 

Programação

 

DIA 26

18h30 – Lançamento do livro “Africanidades Afro descendência” – Publicações do professor Henrique Cunha

19h – Teatro Cia Atos e Retratos

20h30 – Show Break Dance com o MH2O

 

 

DIA 27 (Sexta-feira)

SOL MAIOR\ 16h30

O projeto Sol Maior leva grandes solistas cearenses ao Passeio Público para complementar as belezas do local e se divide em duas partes: todas as sextas-feiras, o pôr do sol é saudado com solos de acordeom, a partir das 16h30; aos sábados, a partir das 12h30, a música instrumental dá o tom da hora do almoço, acompanhando a já tradicional feijoada. Nesta sexta, em reverência ao Mês da Consciência Negra, a atração é o Expedito Sanfoneiro e Regional.

 

Serviço

Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, das 16h30 às 17h30, apresentações diversas ao pôr do sol, e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

 

CHORINHO NO MERCADO\ 21h

Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba.

 

Nesta sexta (27) o show é com Regional Cordas que Falam, grupo que toca desde 1997 e, com a atual formação, há seis anos. Formado por Fernando do Pandeiro, Luis José no cavaquinho, Márcio Ramalho no violão de sete cordas, Manuel Guerreiro no violão de seis cordas e Saraiva do Bandolim, o Cordas que Falam executa pérolas do gênero, incluindo grandes nomes do choro no repertório.

 

Serviço

Chorinho no Mercado. Dia 27, show com Regional Cordas que Falam, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

 

DIA 28 (Sábado)

SOL MAIOR\ 12h30

O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (28), a partir de meio-dia e meia, o violonista Rogério Lima.

 

Amante da boa música brasileira, Rogério Lima apresenta em seu show toda a versatilidade e diversidade musical brasileira. O seu repertório foi montado a partir de suas experiências pessoais e profissionais. Rogério estudou música no conservatório Alberto Nepomuceno e licenciou-se em música pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) Trabalhou como concertista e é grande conhecedor do repertório violonístico brasileiro. No show, é acompanhado do baixista Aroldo Araújo e pelo baterista Aquiles.

 

Serviço

Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentação diversas ao pôr do sol (das 16h30 às 17h30) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

 

CASA DO BLUES\18h

Música de qualidade, festa e uma alternativa diferente de diversão na Cidade. O projeto Casa do Blues tem o propósito de ser uma reunião das bandas de blues de Fortaleza e trazer para o público da cidade uma opção acessível de diversão. A ideia é simples: consolidar o blues em Fortaleza a partir de shows realizados periodicamente, em local e data que facilite o contato entre o universo do blues e os amantes do ritmo. A Prefeitura Municipal de Fortaleza é parceira do projeto Casa do Blues na realização dos shows, que acontecem sempre nos fins de tarde dos sábados, na Praça do Mercado do bairro Joaquim Távora.

 

Programação

DIA 28

Jam Session de Encerramento

Serviço

Projeto Casa do Blues – Praça do Mercado do Joaquim Távora (Av. Pontes Vieira, entre as ruas Fiscal Vieira e Cap. Gustavo), às 18h. Entrada gratuita. Mais informações: www.casadoblues.com.br

 

DIA 29 (Domingo)

FORRÓ NO MERCADO\ 19h

Aos domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró. É que lá acontece o projeto Forró no Mercado, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo domingo (29), o show será com Vanin do Acordeon.

 

O músico vem resgatando os valores do autêntico forró pé-de-serra, trazendo diversos estilos que compõem a Música Popular Brasileira. Junto com seu grupo, formado por Fabiano (Zabumba), Deassis (Triângulo e Persussão), Zé Augusto (Voz) e Fernando (Baixo), vem incrementando tanto a estrutura como o repertório da típica música nordestina, assumindo o estilo que, dia após dia, se fortalece no cenário musical nacional e local. O propósito de Vanin é fazer o melhor e típico forró, com o objetivo de alcançar todos os gostos e públicos, valorizando cada vez mais a música nordestina.

 

Serviço

Forró no Mercado com Vanin do Acordon, dia 29, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

Matéria original

+ sobre o tema

Rede social para negros quer dar visibilidade a políticos e empreendedores

A Black & Black, uma rede social brasileira indicada...

Exposição na Casa França Brasil conta a história do negro no Rio

Mostra reúne 500 peças, como bronzes do Benin, máscaras...

Quilombolas entrarão na justiça por danos morais

Federação Nacional de Associações Quilombolas (FENAQ) entrará com uma...

para lembrar

Zumbi é homenageado em cavalgada pela liberdade

Doze horas a cavalo pelas serras da Barriga...

ONU aprova Década do Afrodescendente a partir de 2013

Luciano Nascimento Repórter da Agência Brasil Brasília - O ano de...

HILTON COBRA – Novo Presidente da Fundação Palmares

Hilton Cobra, é o novo  presidente da Fundação Cultural...

Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana

A íntegra da política já está disponível para download. Lançado...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=